A UTILIZAÇÃO DO FILME HARRY POTTER PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA MENDELIANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98142 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4636 "inscrito_id" => 14448 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO FILME HARRY POTTER PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA MENDELIANA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização do filme Harry Potter como um recurso no ensino de conteúdos de Genética Mendeliana. A obra cinematográfica Harry Potter aborda a história de um jovem bruxo e seus amigos que lutam contra as forças do mal. Por apresentar um imaginário de aventuras e magias, tornou-se um sucesso ao público em geral. A empatia que muitos jovens desenvolveram pelo filme, pode representar um elemento potencializador em sala de aula na aprendizagem de conteúdos escolares. A Genética representa um área da Biologia que envolve temas bastante diversos e por apresentar conceitos abstratos, alguns assuntos precisam ser estudados a partir de recursos didáticos mais atrativos e que envolvam os estudantes, visando melhor compreensão conceitual. Assim, a elaboração e execução de uma atividade como o heredograma, empregando alguns personagens e respectivas características da obra, pode favorecer o aprendizado. A proposta foi desenvolvida pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), na EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. Inicialmente, houve a entrega de um texto de apoio contendo informações sobre o filme, explicando sobre bruxos e trouxas, representando o caráter monogênico, e destacavam os personagens principais da obra e suas relações familiares. Os estudantes foram divididos em grupos com alusão às casas de Hogwarts e receberam cards produzidos no Canva com fotos dos personagens, e também o quadro de Punnet para realizarem os cruzamentos. Os estudantes refletiam sobre as relações e discutiam sobre o genótipo e o fenótipo estabelecidos, conseguindo compreender melhor os cruzamentos genéticos. Assim, obras cinematográficas podem contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia e colabora na participação mais ativa dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14448_TB4636_27092023064803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARIA DE MORAIS SERAFIM" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.serafimmaria@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98142 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4636 "inscrito_id" => 14448 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO FILME HARRY POTTER PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA MENDELIANA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização do filme Harry Potter como um recurso no ensino de conteúdos de Genética Mendeliana. A obra cinematográfica Harry Potter aborda a história de um jovem bruxo e seus amigos que lutam contra as forças do mal. Por apresentar um imaginário de aventuras e magias, tornou-se um sucesso ao público em geral. A empatia que muitos jovens desenvolveram pelo filme, pode representar um elemento potencializador em sala de aula na aprendizagem de conteúdos escolares. A Genética representa um área da Biologia que envolve temas bastante diversos e por apresentar conceitos abstratos, alguns assuntos precisam ser estudados a partir de recursos didáticos mais atrativos e que envolvam os estudantes, visando melhor compreensão conceitual. Assim, a elaboração e execução de uma atividade como o heredograma, empregando alguns personagens e respectivas características da obra, pode favorecer o aprendizado. A proposta foi desenvolvida pelos discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Centro Acadêmico da Vitória (CAV), na EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, Escada, Pernambuco. Inicialmente, houve a entrega de um texto de apoio contendo informações sobre o filme, explicando sobre bruxos e trouxas, representando o caráter monogênico, e destacavam os personagens principais da obra e suas relações familiares. Os estudantes foram divididos em grupos com alusão às casas de Hogwarts e receberam cards produzidos no Canva com fotos dos personagens, e também o quadro de Punnet para realizarem os cruzamentos. Os estudantes refletiam sobre as relações e discutiam sobre o genótipo e o fenótipo estabelecidos, conseguindo compreender melhor os cruzamentos genéticos. Assim, obras cinematográficas podem contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia e colabora na participação mais ativa dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14448_TB4636_27092023064803.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARIA DE MORAIS SERAFIM" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.serafimmaria@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }