DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98291 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4825 "inscrito_id" => 19667 "titulo" => "DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE" "resumo" => "Ao pensar nas relações presentes na Educação Infantil levamos em consideração as mudanças contemporâneas que a afetam constantemente; e aos docentes cabe a tarefa de buscar por alternativas que favoreçam essas relações. Nesse sentido, a Formação Continuada de Professores se configura como importante ferramenta. Sobre essa temática encontramos produções, estudos bibliográficos e pesquisas realizadas com a participação de docentes que atuam com crianças de 0 a 5 anos idade. Porém, mesmo com o empenho em produções desse teor, percebemos a urgência da temática à medida que evidenciamos as agruras da profissão docente e seu processo de busca por aperfeiçoamento profissional, para enfrentar os desafios encontrados. Assim, a fim de fornecer embasamento teórico para as pesquisadoras do Programa de Mestrado em Educação evidenciando a importância da Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, buscou-se realizar uma Pesquisa Bibliográfica e Documental identificando no recorte temporal de 2018 à 2022, identificando quais estudos tem se efetivado e quais os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre a temática, nesses artigos, teses e dissertações podem contribuir com a ação docente proporcionando os meios necessários para ofertar às crianças seu pleno desenvolvimento autônomo. No levantamento bibliográfico realizado no repositório de revistas Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) foram encontrados apenas quatro Artigos relacionados à temática; no Banco de Teses e Dissertações da CAPES encontramos apenas três dissertações de Mestrado e uma Tese de Doutorado relacionados às palavras-chave em questão. Os resultados encontrados demonstram a importância de valorizar e investir em pesquisas sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, pois, por meio desses momentos os docentes têm a oportunidade de realizar uma autorreflexão sobre a busca por novas formas de ensinar adquirindo conhecimentos contemporâneos e eficazes que acompanhem as mudanças vigentes no campo da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19667_TB4825_20082023142939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN LEITE PEREIRA MONTANHER" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vleitepereira0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98291 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4825 "inscrito_id" => 19667 "titulo" => "DISCUSSÕES E PROPOSIÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AUTORREFLEXÃO DOCENTE" "resumo" => "Ao pensar nas relações presentes na Educação Infantil levamos em consideração as mudanças contemporâneas que a afetam constantemente; e aos docentes cabe a tarefa de buscar por alternativas que favoreçam essas relações. Nesse sentido, a Formação Continuada de Professores se configura como importante ferramenta. Sobre essa temática encontramos produções, estudos bibliográficos e pesquisas realizadas com a participação de docentes que atuam com crianças de 0 a 5 anos idade. Porém, mesmo com o empenho em produções desse teor, percebemos a urgência da temática à medida que evidenciamos as agruras da profissão docente e seu processo de busca por aperfeiçoamento profissional, para enfrentar os desafios encontrados. Assim, a fim de fornecer embasamento teórico para as pesquisadoras do Programa de Mestrado em Educação evidenciando a importância da Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, buscou-se realizar uma Pesquisa Bibliográfica e Documental identificando no recorte temporal de 2018 à 2022, identificando quais estudos tem se efetivado e quais os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre a temática, nesses artigos, teses e dissertações podem contribuir com a ação docente proporcionando os meios necessários para ofertar às crianças seu pleno desenvolvimento autônomo. No levantamento bibliográfico realizado no repositório de revistas Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) foram encontrados apenas quatro Artigos relacionados à temática; no Banco de Teses e Dissertações da CAPES encontramos apenas três dissertações de Mestrado e uma Tese de Doutorado relacionados às palavras-chave em questão. Os resultados encontrados demonstram a importância de valorizar e investir em pesquisas sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, pois, por meio desses momentos os docentes têm a oportunidade de realizar uma autorreflexão sobre a busca por novas formas de ensinar adquirindo conhecimentos contemporâneos e eficazes que acompanhem as mudanças vigentes no campo da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19667_TB4825_20082023142939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN LEITE PEREIRA MONTANHER" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vleitepereira0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }