OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SALAS REGULAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4857 "inscrito_id" => 17288 "titulo" => "OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SALAS REGULAR" "resumo" => "RESUMO Esse artigo tem como objetivo investigar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nas turmas regular do Ensino fundamental dos anos iniciais no município de Escada-PE. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em uma pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas municipais, que contou com a participação de dois gestores escolares, dois coordenadores pedagógicos e dois professores das turmas de ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo por resultado da pesquisa os desafios encontrados: a ausência de profissionais com habilitação para atuar na sala de AEE- Atendimento Educacional Especializado, falta de materiais pedagógicos adaptados, resistências por parte dos professores das turmas regulares para incluir o estudante com deficiência, precisa de apoio nas turmas regulares, foi possível perceber os desafios encontrados para inserir os estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular, pois a falta de investimento nesta atuação da educação tem deixado o processo de inclusão em construção, cujo necessita de formação específica para professor de apoio, que são denominados como cuidadores. É notório nesta pesquisa que a educação inclusiva precisa ser inserida de fato nas escolas públicas do município de Escada-PE, pois ainda está em processo de adaptação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17288_TB4857_19062023143037.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI LIBÂNIO DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.libanio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98319 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4857 "inscrito_id" => 17288 "titulo" => "OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SALAS REGULAR" "resumo" => "RESUMO Esse artigo tem como objetivo investigar os desafios da inclusão dos estudantes com deficiência nas turmas regular do Ensino fundamental dos anos iniciais no município de Escada-PE. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa em uma pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas municipais, que contou com a participação de dois gestores escolares, dois coordenadores pedagógicos e dois professores das turmas de ensino regular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo por resultado da pesquisa os desafios encontrados: a ausência de profissionais com habilitação para atuar na sala de AEE- Atendimento Educacional Especializado, falta de materiais pedagógicos adaptados, resistências por parte dos professores das turmas regulares para incluir o estudante com deficiência, precisa de apoio nas turmas regulares, foi possível perceber os desafios encontrados para inserir os estudantes com deficiência nas turmas de ensino regular, pois a falta de investimento nesta atuação da educação tem deixado o processo de inclusão em construção, cujo necessita de formação específica para professor de apoio, que são denominados como cuidadores. É notório nesta pesquisa que a educação inclusiva precisa ser inserida de fato nas escolas públicas do município de Escada-PE, pois ainda está em processo de adaptação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17288_TB4857_19062023143037.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI LIBÂNIO DE MÉLO" "autor_nome_curto" => "DAVI" "autor_email" => "davi.libanio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }