NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4922 "inscrito_id" => 4541 "titulo" => "NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS" "resumo" => "Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4541_TB4922_29102023095830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNNÃ VALENTIM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TAYNNÃ" "autor_email" => "taynnavalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98365 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4922 "inscrito_id" => 4541 "titulo" => "NARRATIVAS DO EU: PROJETO DE VIDA E AS LINHAS QUE TECEM SONHOS" "resumo" => "Este artigo é fruto da execução de um projeto pedagógico aplicado na Escola Cidadão Integral Técnica Francisco Ernesto do Rêgo, situada na cidade de Queimadas- PB, durante o ano letivo de 2022, com as turmas do 1° ano do Ensino Médio. Um projeto que teve como objetivo, a partir da escrita de cartas autobiográficas e partindo do tema Sonhos, dialogar com o Projeto de Vida dos estudantes e refletir sobre caminhos metodológicos que pudessem incentivar a prática de leitura e escrita no espaço escolar. Teoricamente a proposta se mostrou em diálogo com a discussão feita por Paulo Freire (1993) no que concerne à aprendizagem a partir de Temas Geradores. O processo de construção do conhecimento por meio das experiências e história de vida foi objeto de discussão de Paulo Freire e consiste num caminho para desenvolver no espaço escolar práticas exitosas. O projeto, que se intitulou Narrativas do eu: projeto de vida e as linhas que tecem sonhos, dialogou com as habilidades de Língua Portuguesa, Matemática e História. Inicialmente foi discutido com os estudantes os sentidos da palavra sonho, pois é importante destacar que todo projeto deve nascer na sala de aula e partir das inquietações do corpo escolar. Sendo assim, observamos que a escrita de cartas autobiográficas consistia num caminho interessante para acessar as memórias de nossos estudantes, e assim, impulsionar o ato de sonhar, e ainda sanar dificuldades referentes à prática de leitura. Sabendo que, a escrita, leitura e problemática sobre o gênero carta foi, na construção dessa proposta, um itinerário importante para que o corpo discente pudesse desenvolver as habilidades analisadas mediante a aplicação das avaliações de larga escala em nossa escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4541_TB4922_29102023095830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNNÃ VALENTIM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "TAYNNÃ" "autor_email" => "taynnavalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }