LIMA, Teresinha Vilani Vasconcelos De. Declaração amorosa à escola. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98478>. Acesso em: 22/11/2024 19:00
O conceito de escola enquanto espaço e tempo para pensar como habitá-la, precisa na formação inicial ser problematizada para uma formação que atenda não somente a apropriação de conceitos científicos. Na “declaração amorosa” propagada pelas Missões Pedagógicas da II República Espanhola que foi um projeto educativo para uma certa “ideia de escola”, o modelo pedagógico não surgiu das estatísticas, do que poderia ser, como se diz agora, um “diagnóstico das necessidades”, fabricado com informações deficitárias, foi uma ideia de escola que inspirava pensá-la como um tempo e o espaço de suspensão para observar, escutar, conectar-se com a própria existência, vincular-se ao meio com experimentação do processo educativo. E justamente nesse sentido, o estudo analisou os discursos sobre a finalidade da escola no contexto do ataque a escola pública. Para tal, as discussões tiveram como base autores na perspectiva do Pós-Estruturalista a partir de um estudo bibliográfico utilizando como ferramenta analítica a Análise do Discurso. Os resultados das discussões apontam que as críticas feitas à escola são inúmeras, algumas delas indicam um currículo performático, prático, no caminho para a implantação do funcionamento contemporâneo. Portanto, a escola que tanto criticam de ineficiente continua sendo o espaço de conseguir transitar a dimensão humana, social, exercitar o pensamento para além das variáveis do discurso utilitarista de uma escola que apenas precisa qualificar profissionalmente.