Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98520
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5117
    "inscrito_id" => 19386
    "titulo" => "DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA."
    "resumo" => "O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19386_TB5117_20112023171900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL MENEZES ROLLERI"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "isabelmenezes983@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98520
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5117
    "inscrito_id" => 19386
    "titulo" => "DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA."
    "resumo" => "O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19386_TB5117_20112023171900.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL MENEZES ROLLERI"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "isabelmenezes983@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.