O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia.