DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98520 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 19386 "titulo" => "DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA." "resumo" => "O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19386_TB5117_20112023171900.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL MENEZES ROLLERI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "isabelmenezes983@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98520 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5117 "inscrito_id" => 19386 "titulo" => "DESIGUALDADE DE MORADIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS-EJA." "resumo" => "O seguinte projeto visa mostrar uma nova estratégia para o ensino de Matemática por meio do conceito de moradias, no qual consideramos a sua história, a sua forma e principais características para demonstrar como os sólidos geométricos se apresentam em algo tão comum, que faz parte da realidade de todos. A necessidade de retratar a Matemática de forma diferente, surgiu a partir de uma observação participante com estudantes de uma escola estadual no município de Itacoatiara, interior do Amazonas, onde os mesmos, não conseguiam ver a Matemática além de regras e fórmulas, ou seja, a aprendizagem não era significativa a ponto de saberem a importância de se estudar tais conceitos. Para incentivar o ensino reflexivo da Matemática nos estudantes, utilizamos conceitos de desigualdades sociais, para favorecer o senso crítico e o despertar da opinião em relação a questões sociais. Para complementar a pesquisa qualitativa, utilizamos os conceitos da Teoria da Aprendizagem Mediada, criada por Reuven Feuerstein, que estabelece alguns critérios para se alcançar uma aprendizagem significativa entre o mediador e o mediando. Na pesquisa, consideramos o estudante como protagonista da sua própria construção do conhecimento, na qual suas vivências e experiências foram fundamentais para dar significado aos conceitos matemáticos. Como resultado de uma aprendizagem significativa, os estudantes analisaram a forma das moradias existentes na cidade, produziram maquetes e explicaram em uma feira interdisciplinar na escola, como a desigualdade de moradias se faz presente no cotidiano e como os sólidos geométricos estão diretamente ligados a esse conceito da moradia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19386_TB5117_20112023171900.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL MENEZES ROLLERI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "isabelmenezes983@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }