O ACESSO DE ESTUDANTES NO CURSO DE FÍSICA NA UFCG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98585 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5194 "inscrito_id" => 19733 "titulo" => "O ACESSO DE ESTUDANTES NO CURSO DE FÍSICA NA UFCG" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo investigar o acesso dos estudantes de licenciatura em Física na UFCG a partir do olhar sobre os cursos dos campis de Cuité, Campina Grande e Cajazeiras. Como recorte temporal escolhido optou-se-pela última década: 2012 a 2022. Como referencial teórico, elenca-se os principais autores que embasam nossas discussões, Santos (2020) e Bourdieu (2015) com os conceitos de universidade, capital cultural e habitus. A pesquisa se caracteriza como documental e exploratória do tipo descritiva, realizada a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) tendo como categorias de análise definidas a priori: Acesso e perfis dos estudantes, uma vez que a presente investigação dar-se-á mediante o olhar sobre os dados quantitativos no que se refere ao acesso dos estudantes no curso ora analisado: Licenciatura em Física da UFCG; e os dados sobre os Perfis dos Estudantes. Pensar na dinâmica sobre o acesso de estudantes nos cursos de licenciatura, em Física da UFCG, possibilita entender melhor sobre os processos inclusivos no referido curso, quem são os alunos que ingressam, e inferir elementos que interferem nas escolhas dos estudantes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com reflexões e ações no sentido de ampliar o acesso, sua democratização e ações que garantam a permanência dos estudantes na licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19733_TB5194_19062023220446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fernandodasilvasantos10@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98585 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5194 "inscrito_id" => 19733 "titulo" => "O ACESSO DE ESTUDANTES NO CURSO DE FÍSICA NA UFCG" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo investigar o acesso dos estudantes de licenciatura em Física na UFCG a partir do olhar sobre os cursos dos campis de Cuité, Campina Grande e Cajazeiras. Como recorte temporal escolhido optou-se-pela última década: 2012 a 2022. Como referencial teórico, elenca-se os principais autores que embasam nossas discussões, Santos (2020) e Bourdieu (2015) com os conceitos de universidade, capital cultural e habitus. A pesquisa se caracteriza como documental e exploratória do tipo descritiva, realizada a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Como procedimento de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2010) tendo como categorias de análise definidas a priori: Acesso e perfis dos estudantes, uma vez que a presente investigação dar-se-á mediante o olhar sobre os dados quantitativos no que se refere ao acesso dos estudantes no curso ora analisado: Licenciatura em Física da UFCG; e os dados sobre os Perfis dos Estudantes. Pensar na dinâmica sobre o acesso de estudantes nos cursos de licenciatura, em Física da UFCG, possibilita entender melhor sobre os processos inclusivos no referido curso, quem são os alunos que ingressam, e inferir elementos que interferem nas escolhas dos estudantes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com reflexões e ações no sentido de ampliar o acesso, sua democratização e ações que garantam a permanência dos estudantes na licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19733_TB5194_19062023220446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fernandodasilvasantos10@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }