O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98605 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5219 "inscrito_id" => 15470 "titulo" => "O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15470_TB5219_08122023220351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINNÃ RHIROMMY DA COSTA IZUMI" "autor_nome_curto" => "Tainnã Rhirommy" "autor_email" => "tainnaizumi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98605 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5219 "inscrito_id" => 15470 "titulo" => "O PAPEL DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRIMORAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Nos dias atuais, as discussões sobre inteligência artificial (IA) estão em alta, impulsionadas pela era de desenvolvimento tecnológico que vivemos. Essas revoluções têm impactado diversas áreas, e a presença das inteligências artificiais estão cada vez mais próximas de todos nós. No contexto da educação, as discussões sobre o uso da inteligência artificial ainda são recentes e não há um consenso absoluto. Existem posicionamentos divergentes: aqueles que são contra e aqueles que são a favor de seu uso. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo explorar o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta auxiliar para os professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, no planejamento pedagógico. O percurso metodológico adotado é a abordagem qualitativa, com a revisão literária sobre o tema abordado. A utilização da IA na educação tem o poder de revolucionar o processo de ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e aprimorando a qualidade da educação. Citando um exemplo de como a IA pode ajudar os professores é como meio de acessar e avaliar os recursos educacionais disponíveis online. Com uma vasta quantidade de conteúdos disponíveis, como vídeos, simulações, jogos educacionais e materiais interativos, encontrar recursos relevantes e de qualidade pode ser um desafio. Nesse contexto, os sistemas de IA podem filtrar e recomendar recursos com base nas necessidades e objetivos de ensino dos professores, economizando tempo e facilitando o acesso a materiais adequados. No entanto, é importante ressaltar que a IA não substitui a figura do professor. A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a interação humana e a expertise do professor são fundamentais para criar um ambiente educacional eficaz e estimulante. Os professores têm um papel essencial na interpretação dos dados fornecidos pela IA, pois eles adaptam as estratégias de ensino, oferecem suporte emocional aos alunos e incentivam a aprendizagem participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15470_TB5219_08122023220351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINNÃ RHIROMMY DA COSTA IZUMI" "autor_nome_curto" => "Tainnã Rhirommy" "autor_email" => "tainnaizumi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }