NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98612 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 18822 "titulo" => "NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA" "resumo" => "No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18822_TB5229_08112023214005.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu" "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98612 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5229 "inscrito_id" => 18822 "titulo" => "NEAD TEA - NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES FRENTE A DIVERSIDADE EDUCACIONAL: UM OLHAR PARA O TEA" "resumo" => "No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18822_TB5229_08112023214005.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu" "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }