PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98682 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5319 "inscrito_id" => 13260 "titulo" => "PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO" "resumo" => "RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13260_TB5319_04102023232326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA CAMPOS DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIULIA" "autor_email" => "giuliacampos07.ss@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98682 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5319 "inscrito_id" => 13260 "titulo" => "PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO" "resumo" => "RESUMO Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa a ser realizada segundo as experiências e percepções das professoras de Língua Portuguesa no 1° ano de uma escola do Ensino Fundamental, localizada no extremo Sul baiano. Iniciou-se a partir de inquietações durante um estágio em uma escola municipal desta cidade. Propõem-se compreender a influência existente entre literatura infantil e sucesso no processo de alfabetização e letramento. Questionou-se em que medida a literatura influencia no progresso da alfabetização nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, atentando para as considerações das professoras. Objetiva, portanto, apresentar a percepção das professoras em relação a influência que a literatura infantil exerce no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa traçará um diálogo entre Delia Lerner (2002) e Magda Soares (2003), duas pesquisadoras, notadamente relacionadas ao processo de alfabetização. A partir destas referências, serão entrevistadas duas professoras da escola citada, considerando um questionário aberto. Definiu-se a escola em questão para ser pesquisada, pelo fato da orientanda da proposta deste trabalho participar neste espaço, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa iniciará após submissão à Plataforma Brasil e sua consequente aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). O projeto já se encontra tramitando para aprovação junto ao CEP. Além disto, os gestores da escola autorizaram a pesquisa no espaço escolar. Provavelmente a conclusão deste trabalho ocorrerá na segunda semana de agosto de 2023. Acredita-se que os resultados colaborarão para que discentes em Pedagogia percebam, pelas experiências da professoras, em que medida a literatura infantil influencia no processo de alfabetização. Além disto, os resultados serão apresentados na escola em que ocorrerá a pesquisa, possibilitando que demais professores se apropriem dos resultados. Palavras-chave: Alfabetização, Literatura infantil e Letramento, percepção das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13260_TB5319_04102023232326.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA CAMPOS DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GIULIA" "autor_email" => "giuliacampos07.ss@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }