Cada vez mais é exigido que instituições de ensino superior desenvolvam técnicas que possibilitem o desenvolvimento de produções científicas de qualidade. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância teórico/prática da Metodologia Científica para a vida acadêmica do aluno/pesquisador no que diz respeito a instrumentação e pratica de trabalhos acadêmicos e pesquisa. Além disso, também se propõe a explicitar as consequências da ausência das disciplinas de introdução às metodologias científicas nas produções acadêmicas, haja vista que a produção de conhecimento inovador pela academia está intimamente ligada à maneira como as pesquisas são realizadas e sistematizadas pelos alunos/pesquisadores. Para tanto, procedeu-se à revisão da literatura da área, procurando nas postulações dos autores as justificativas que demonstram que a construção do conhecimento necessita de métodos objetivos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira constou do estudo do tema até definição dos objetivos do estudo. A segunda foi a realização em campo por meio da aplicação de questionário a 60 alunos de cursos de graduação distinto que cursaram a disciplina de metodologia científica. Os resultados indicam que a faixa etária dos jovens que ingressam no curso superior é cada vez precoce. A maior dificuldade do aproveitamentos dos conteúdos está no desconhecimento dos objetivos e importância da disciplina. Acredita-se que atenção maior deveria ser dada a esta disciplina pois a tanto instrumentaliza o aluno como também possibilita o desenvolvimento crítico intelectual do discente.