A IMPORTÂNCIA DO ATO DE DESAPRENDER: A EMERGÊNCIA DE DESTRONAR O CÂNONE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98709 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5355 "inscrito_id" => 20759 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE DESAPRENDER: A EMERGÊNCIA DE DESTRONAR O CÂNONE" "resumo" => "Este trabalho é uma proposta de justiça intelectual e proposição de uma lâmina que direcione o olhar para novos prismas educacionais, presentes nas práticas contra coloniais de espaços que resistiram e resistem ainda hoje ao empreendimento colonial, europeu e branco. Parto a análise dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado em Jequié – BA. Sendo pesquisador e filho desta casa, percebo as estratégias de resistência e a utilização dos saberes e práticas afro-indígenas-brasileiras como ferramenta para disseminação e preservação dos saberes do povo que vive nas esquinas do mundo. Ao propor um ato de justiça intelectual buscamos conferir e reafirmar a autoridade da produção de epistemes, cosmovisões africanas e suas reproduções nos espaços da diáspora, bem como das práticas e saberes indígenas analisados neste artigo através dos Ancestrais encantados, no Terreiro chamados de Caboclos. É de grande relevância demonstrar que em nenhum momento esta produção busca se inscrever como negacionista ou alienada, aqui é proposto um questionamento e a importância de questionar a credibilidade intrépida dos conhecimentos, saberes e práticas brancas ou embranquecidasque de muito se valeram do esquecimento para praticar o espitemicidio e subjugar toda e qualquer produção que não se praticasse nas diretrizes colonizadoras. Aqui, o patrono da educação brasileira estabelece diálogo com o senhor do movimento, chamado de Exú, e movimentar o tabuleiro da educação brasileira é a travessura que aqui se arquiteta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c53a88586f_08012024165728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-08 16:57:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMEU SANCHES DA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "ROMEU" "autor_email" => "romeusanches.da.paixao@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98709 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5355 "inscrito_id" => 20759 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ATO DE DESAPRENDER: A EMERGÊNCIA DE DESTRONAR O CÂNONE" "resumo" => "Este trabalho é uma proposta de justiça intelectual e proposição de uma lâmina que direcione o olhar para novos prismas educacionais, presentes nas práticas contra coloniais de espaços que resistiram e resistem ainda hoje ao empreendimento colonial, europeu e branco. Parto a análise dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado em Jequié – BA. Sendo pesquisador e filho desta casa, percebo as estratégias de resistência e a utilização dos saberes e práticas afro-indígenas-brasileiras como ferramenta para disseminação e preservação dos saberes do povo que vive nas esquinas do mundo. Ao propor um ato de justiça intelectual buscamos conferir e reafirmar a autoridade da produção de epistemes, cosmovisões africanas e suas reproduções nos espaços da diáspora, bem como das práticas e saberes indígenas analisados neste artigo através dos Ancestrais encantados, no Terreiro chamados de Caboclos. É de grande relevância demonstrar que em nenhum momento esta produção busca se inscrever como negacionista ou alienada, aqui é proposto um questionamento e a importância de questionar a credibilidade intrépida dos conhecimentos, saberes e práticas brancas ou embranquecidasque de muito se valeram do esquecimento para praticar o espitemicidio e subjugar toda e qualquer produção que não se praticasse nas diretrizes colonizadoras. Aqui, o patrono da educação brasileira estabelece diálogo com o senhor do movimento, chamado de Exú, e movimentar o tabuleiro da educação brasileira é a travessura que aqui se arquiteta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659c53a88586f_08012024165728.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-01-08 16:57:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMEU SANCHES DA PAIXÃO" "autor_nome_curto" => "ROMEU" "autor_email" => "romeusanches.da.paixao@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }