O presente artigo faz um estudo bibliográfico sobre o papel do professor e do aluno no mundo globalizado, apontando o potencial do uso da computação em nuvem na Educação Matemática através das metodologias híbridas de ensino. Há uma abordagem inicial mostrando que as tecnologias de informação evoluíram substancialmente nos últimos anos e fazem parte da vida dos alunos, trazendo à discussão o papel do professor no processo de inovação das metodologias de ensino, com uso de tais tecnologias. Logo em seguida é apresentado o Ensino Híbrido, nas suas modalidades de rotação por estações e a sala de aula invertida, mostrando que esses são recursos metodológicos de ensino inovadores por fazer o uso da tecnologia para romper com o ensino tradicional. Assim, se apresenta a computação em nuvem como um recurso para dar aporte a essa metodologia inovadora, pois professor e aluno podem juntos criar um rico banco de dados compartilhado para aperfeiçoar a pesquisa e o aprendizado. Essa pesquisa prossegue, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, mostrando o foco desses documentos em tratar do uso da tecnologia no ensino da Matemática, suas competências e a necessidade de mudanças metodológicas no ensino, para que o conhecimento matemático seja mais palpável e aplicável na vida do aluno. Concluímos esse artigo abordando a aprendizagem ativa e sua correlação com os métodos híbridos de ensino e como o uso da computação em nuvem pode fazer desses métodos mais sólidos no objetivo de fazer com que o aluno seja o protagonista da sua aprendizagem.