DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98747 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5402 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE" "resumo" => "O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5402_20112023151727.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE GURGEL" "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL" "autor_email" => "agurgelr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98747 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5402 "inscrito_id" => 4267 "titulo" => "DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE" "resumo" => "O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5402_20112023151727.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE GURGEL" "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL" "autor_email" => "agurgelr@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }