O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação.