ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM ACOMPANHAMENTO COM ÊXITO NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE/RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5408 "inscrito_id" => 9582 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM ACOMPANHAMENTO COM ÊXITO NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE/RN" "resumo" => "O presente trabalho visa identificar os desafios para um acompanhamento com êxito no Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando e compreendendo como este acontece, os impasses que interferem em sua oferta e os maiores desafios vivenciados pelos profissionais atuantes para garantir uma oferta qualificada e com resultados positivos. A nossa metodologia partiu de uma abordagem qualitativa (GIL, 1946), cujos principais procedimentos para obtenção dos resultados foram: análises bibliográficas; estudo das legislações vigentes (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, 1996; Resolução N° 4 de 2 de outubro de 2009; Constituição Federal de 1988); aplicação de questionário com as professoras responsáveis pelo AEE. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição pública no município de Portalegre/RN. A escola é a única que dispõe da modalidade de ensino do AEE no município, contando com uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). A sala conta com a atuação de duas professoras licenciadas em Pedagogia, ambas, com especialização em Psicopedagogia. Com a obtenção dos resultados, foi possível constatar o horário no qual os atendimentos são ofertados, a pouca colaboração dos pais com o atendimento e a participação positiva dos professores regulares dos alunos atendidos. Ademais, o estudo também identificou como as professoras reconhecem o bom trabalho oferecido, considerando o progresso do público alvo. Entretanto, algumas divergências podem ser identificadas quando comparadas a delimitação da oferta do AEE e de que modo vem acontecendo de fato, como o atendimento no mesmo turno das aulas regulares, o que ocasiona a retirada do aluno de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65ef3884ab129_11032024135948.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-03-11 13:59:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS MARIANE VIANA" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irismviana81@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5408 "inscrito_id" => 9582 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM ACOMPANHAMENTO COM ÊXITO NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE/RN" "resumo" => "O presente trabalho visa identificar os desafios para um acompanhamento com êxito no Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando e compreendendo como este acontece, os impasses que interferem em sua oferta e os maiores desafios vivenciados pelos profissionais atuantes para garantir uma oferta qualificada e com resultados positivos. A nossa metodologia partiu de uma abordagem qualitativa (GIL, 1946), cujos principais procedimentos para obtenção dos resultados foram: análises bibliográficas; estudo das legislações vigentes (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, 1996; Resolução N° 4 de 2 de outubro de 2009; Constituição Federal de 1988); aplicação de questionário com as professoras responsáveis pelo AEE. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição pública no município de Portalegre/RN. A escola é a única que dispõe da modalidade de ensino do AEE no município, contando com uma Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). A sala conta com a atuação de duas professoras licenciadas em Pedagogia, ambas, com especialização em Psicopedagogia. Com a obtenção dos resultados, foi possível constatar o horário no qual os atendimentos são ofertados, a pouca colaboração dos pais com o atendimento e a participação positiva dos professores regulares dos alunos atendidos. Ademais, o estudo também identificou como as professoras reconhecem o bom trabalho oferecido, considerando o progresso do público alvo. Entretanto, algumas divergências podem ser identificadas quando comparadas a delimitação da oferta do AEE e de que modo vem acontecendo de fato, como o atendimento no mesmo turno das aulas regulares, o que ocasiona a retirada do aluno de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65ef3884ab129_11032024135948.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-03-11 13:59:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS MARIANE VIANA" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irismviana81@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }