A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98826 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5517 "inscrito_id" => 20942 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20942_TB5517_04102023223202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ANCHIÊTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DANIELA ANCHIÊT" "autor_email" => "anchietadaniela.da@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98826 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5517 "inscrito_id" => 20942 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho tem como temática compreender a importância da Experimentação no Ensino de Química e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa em artigos e trabalhos acadêmicos relacionados a temática com o objetivo de compreender a importância de aulas experimentais de Química por meio da ludicidade e contextualização e analisar quais as principais dificuldades encontradas para a realização dessas atividades. As aulas de Química são vistas muitas vezes como de difíceis compreensão ou até mesmo monótonas e as práticas têm ficado em segundo plano o que acarreta na desmotivação dos estudantes. Os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Assim como, percebe-se que os professores declaram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, falta ou precariedade de materiais, falta de espaço adequado ou até mesmo escolas sem laboratórios, e também de falta de formação dos professores. As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação. Esta pesquisa permite a disseminação de informações, bem como apresentar e discutir sobre a relevância das atividades experimentais como uma estratégia que pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem de Química no ambiente escolar atual. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, contextualização dos conteúdos, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20942_TB5517_04102023223202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ANCHIÊTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DANIELA ANCHIÊT" "autor_email" => "anchietadaniela.da@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }