CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL PÓS-PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98852 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5552 "inscrito_id" => 13270 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL PÓS-PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A escola, considerada a instituição fundamental para o processo de humanização dos indivíduos, configura-se enquanto um dispositivo social complexo que reflete as mais variadas demandas da contemporaneidade. Nesse sentido, compreendemos que a pandemia da COVID-19 trouxe sérias implicações para o ambiente escolar, intensificando a complexidade dos seus processos requisitando mais intensamente a atuação do profissional da psicologia no referido espaço de ensino/aprendizagem. Com o objetivo de compreender as principais queixas, impasses e desafios suscitados na escola, pós-pandemia, e as possibilidades de atuação e contribuição do psicólogo escolar e educacional neste contexto, este trabalho se estrutura enquanto um relato de experiência, a partir de uma visita técnica realizada à uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada em Campina Grande-PB. Esta ação é parte integrante das atividades inerentes à disciplina Práticas Integrativas em Psicologia II, vinculada ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Nessa perspectiva foi possível observar uma série de fenômenos fundamentais para se pensar a interface entre a Psicologia e a Educação. Identificou-se, enquanto principais demandas localizadas no retorno ao ensino presencial, questões relacionadas à saúde mental dos estudantes e ao crescimento exponencial dos psicodiagnósticos, questões de gênero e sexualidade em evidência no ambiente escolar, os impactos do período de isolamento social a longo prazo, bem como do uso massivo das redes sociais, além da transição do período regular para o período integral e as implicações dessa mudança na prática e na saúde dos docentes. Consideramos que as demandas levantadas a partir dessa experiência convocam o saber psi a ser mais atuante no ambiente escolar, não apenas pelo caráter preventivo e educativo em saúde mental que caracteriza o seu trabalho, mas, sobretudo, pela possibilidade de construir intervenções baseadas em uma visão sistêmica, capaz de compreender a escola como um espaço de coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13270_TB5552_19112023191046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Vitória Medeir" "autor_email" => "medeirosvitoria505@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98852 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5552 "inscrito_id" => 13270 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL PÓS-PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A escola, considerada a instituição fundamental para o processo de humanização dos indivíduos, configura-se enquanto um dispositivo social complexo que reflete as mais variadas demandas da contemporaneidade. Nesse sentido, compreendemos que a pandemia da COVID-19 trouxe sérias implicações para o ambiente escolar, intensificando a complexidade dos seus processos requisitando mais intensamente a atuação do profissional da psicologia no referido espaço de ensino/aprendizagem. Com o objetivo de compreender as principais queixas, impasses e desafios suscitados na escola, pós-pandemia, e as possibilidades de atuação e contribuição do psicólogo escolar e educacional neste contexto, este trabalho se estrutura enquanto um relato de experiência, a partir de uma visita técnica realizada à uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada em Campina Grande-PB. Esta ação é parte integrante das atividades inerentes à disciplina Práticas Integrativas em Psicologia II, vinculada ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Nessa perspectiva foi possível observar uma série de fenômenos fundamentais para se pensar a interface entre a Psicologia e a Educação. Identificou-se, enquanto principais demandas localizadas no retorno ao ensino presencial, questões relacionadas à saúde mental dos estudantes e ao crescimento exponencial dos psicodiagnósticos, questões de gênero e sexualidade em evidência no ambiente escolar, os impactos do período de isolamento social a longo prazo, bem como do uso massivo das redes sociais, além da transição do período regular para o período integral e as implicações dessa mudança na prática e na saúde dos docentes. Consideramos que as demandas levantadas a partir dessa experiência convocam o saber psi a ser mais atuante no ambiente escolar, não apenas pelo caráter preventivo e educativo em saúde mental que caracteriza o seu trabalho, mas, sobretudo, pela possibilidade de construir intervenções baseadas em uma visão sistêmica, capaz de compreender a escola como um espaço de coletividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13270_TB5552_19112023191046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Vitória Medeir" "autor_email" => "medeirosvitoria505@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }