ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5574 "inscrito_id" => 12315 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo é continuação de pesquisa realizada anteriormente, na qual se investigou as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo, pôde-se constatar que um dos obstáculos à aprendizagem dos estudantes deste ano de ensino se relaciona, além dos desafios próprios da entrada na puberdade e das mudanças escolares, com uma série de lacunas que trazem da etapa de ensino anterior, ou seja, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir destas constatações, nos inquieta a seguinte questão: O que a Literatura aponta sobre a alfabetização matemática das docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este questionamento surgiu a partir da hipótese de que uma alfabetização matemática deficiente por parte desse grupo de professoras, pode prejudicar o processo de ensino desta disciplina. Assim, o artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a alfabetização matemática das professoras dos Anos Iniciais. Os resultados sugerem que a formação matemática de docentes dessa etapa de ensino é deficiente, o que pode acarretar em dificuldades de promover a alfabetização matemática de seus alunos. Logo, é importante que os cursos de formação inicial de professores apresentem currículos onde o ensino de Matemática ganhe mais ênfase e que haja formação continuada que dê conta de promover a alfabetização matemática de professoras que atuam nesta etapa do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12315_TB5574_20062023114941.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "GLAUCE" "autor_email" => "glaucecortezpinheiro@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5574 "inscrito_id" => 12315 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo é continuação de pesquisa realizada anteriormente, na qual se investigou as dificuldades de aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo, pôde-se constatar que um dos obstáculos à aprendizagem dos estudantes deste ano de ensino se relaciona, além dos desafios próprios da entrada na puberdade e das mudanças escolares, com uma série de lacunas que trazem da etapa de ensino anterior, ou seja, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir destas constatações, nos inquieta a seguinte questão: O que a Literatura aponta sobre a alfabetização matemática das docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este questionamento surgiu a partir da hipótese de que uma alfabetização matemática deficiente por parte desse grupo de professoras, pode prejudicar o processo de ensino desta disciplina. Assim, o artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sobre a alfabetização matemática das professoras dos Anos Iniciais. Os resultados sugerem que a formação matemática de docentes dessa etapa de ensino é deficiente, o que pode acarretar em dificuldades de promover a alfabetização matemática de seus alunos. Logo, é importante que os cursos de formação inicial de professores apresentem currículos onde o ensino de Matemática ganhe mais ênfase e que haja formação continuada que dê conta de promover a alfabetização matemática de professoras que atuam nesta etapa do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12315_TB5574_20062023114941.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "GLAUCE" "autor_email" => "glaucecortezpinheiro@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }