Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E O SOFRIMENTO EMOCIONAL EM ADOLESCENTES: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo compõe parte de uma dissertação de mestrado em andamento, cuja motivação se assenta na dificuldade com que as escolas enfrentavam (e ainda enfrentam) para implementar propostas de ensino em que adolescentes se sintam pertencentes. A literatura já comprovou a importância deste sentimento, principalmente entre adolescentes cujo fortalecimento da identidade pessoal depende diretamente de sua inserção em grupos sociais. Assim, a pergunta que nos fazemos enquanto problema de pesquisa: haverá uma correspondência negativa entre o sentimento de pertencimento e o sofrimento emocional experimentado por adolescentes de escolas brasileiras públicas e particulares? Para responder a este questionamento traçamos os seguintes objetivos: Investigar a frequência do sofrimento emocional entre adolescentes de escolas públicas e particulares; Investigar o sentimento de pertencimento manifestado entre adolescentes de escolas públicas e particulares; Verificar e comparar a correspondência entre a frequência do sofrimento emocional e o sentimento de pertencimento entre adolescentes de escolas públicas e particulares. A presente investigação será de caráter descritivo, exploratório, por meio de uma abordagem de natureza quantitativa. Para tanto, nossa amostra será escolhida por conveniência e composta por adolescentes, meninos e meninas, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental: Anos Finais, de escolas públicas e particulares brasileiras com as quais o GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral tem parcerias apoiando institucionalmente ações de formação e implementação de propostas de convivência escolar. O instrumento utilizado será um questionário disponibilizado online, composto por perguntas fechadas divididas em três conjuntos de itens, que objetivam verificar o perfil dos respondentes, o sentimento de pertencimento e, por fim, a frequência de sofrimento emocional, respectivamente. O estudo se encontra em fase de coleta de dados, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob número CAAE 68268823.1.0000.5400. As análises dos dados serão feitos sob a fundamentação teórica da Psicologia Moral.

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