ENSINAR E JOGAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRÁTICA SIMULADA COM A CRIAÇÃO DE SUPERMERCADO NO JOGO MINECRAFT EM CURSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO SENAC-NATAL-CEP ZONA NORTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99334 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6170 "inscrito_id" => 21697 "titulo" => "ENSINAR E JOGAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRÁTICA SIMULADA COM A CRIAÇÃO DE SUPERMERCADO NO JOGO MINECRAFT EM CURSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO SENAC-NATAL-CEP ZONA NORTE" "resumo" => "Este trabalho traz à tona a incorporação de tecnologias associadas a jogos virtuais como o Minecraft Education Edition aliado a utilização de ferramentas de inteligência artificial como mecanismos de aprimoramento do processo de ensino no âmbito da educação profissional conduzida pelo Senac Zona Norte, na cidade de Natal-RN, especificamente expondo-se o desenvolvimento de atividades realizadas na esfera do nível de aprendizagem profissional da referida instituição de ensino. O objetivo central foi promover a criação de um ambiente de aprendizado cuja finalidade se constituía como um laboratório voltado para práticas virtuais dos cursos do eixo de gestão e negócios, voltados para as operações do segmento de supermercados, visando fomentar as práticas dos mais diversos conhecimentos teóricos repassados aos aprendizes em momentos anteriores. A metodologia pautou-se numa abordagem de natureza qualitativa, caráter descritivo-explicativa e fundamentada por meio de estudo de caso para construção do ambiente virtual. Os referenciais teóricos que deram o suporte para a construção científica estão relacionados diretamente relacionados a educação profissional, novas tecnologias de aprendizagem e gameficação. Na condução das atividades, tem-se que os resultados obtidos foram que obteve-se um aperfeiçoamento no desenvolvimento das competências de aprendizagens desenvolvidas pelos alunos de forma substancial, tendo em vista que o processo de aprendizagem com foco no uso de tecnologias educacionais despertou o interesse de todos da turma permitindo-se, por sua vez, um maior engajamento e menores resistências as aulas até então ministradas que pautavam-se em uso de metodologias mais tradicionais e, com a mudança anteriormente mencionada o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes/valores requeridos dos alunos pode ser amplamente trabalhado e desenvolvido com êxito resultando na interação mais efetiva entre os alunos, maior capacidade de desenvolver soluções inovadores, melhoria no processo de construção do conhecimento e maior êxito no processo de comunicação e de relações interpessoais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21697_TB6170_14112023072011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "hcsrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99334 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6170 "inscrito_id" => 21697 "titulo" => "ENSINAR E JOGAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRÁTICA SIMULADA COM A CRIAÇÃO DE SUPERMERCADO NO JOGO MINECRAFT EM CURSO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO SENAC-NATAL-CEP ZONA NORTE" "resumo" => "Este trabalho traz à tona a incorporação de tecnologias associadas a jogos virtuais como o Minecraft Education Edition aliado a utilização de ferramentas de inteligência artificial como mecanismos de aprimoramento do processo de ensino no âmbito da educação profissional conduzida pelo Senac Zona Norte, na cidade de Natal-RN, especificamente expondo-se o desenvolvimento de atividades realizadas na esfera do nível de aprendizagem profissional da referida instituição de ensino. O objetivo central foi promover a criação de um ambiente de aprendizado cuja finalidade se constituía como um laboratório voltado para práticas virtuais dos cursos do eixo de gestão e negócios, voltados para as operações do segmento de supermercados, visando fomentar as práticas dos mais diversos conhecimentos teóricos repassados aos aprendizes em momentos anteriores. A metodologia pautou-se numa abordagem de natureza qualitativa, caráter descritivo-explicativa e fundamentada por meio de estudo de caso para construção do ambiente virtual. Os referenciais teóricos que deram o suporte para a construção científica estão relacionados diretamente relacionados a educação profissional, novas tecnologias de aprendizagem e gameficação. Na condução das atividades, tem-se que os resultados obtidos foram que obteve-se um aperfeiçoamento no desenvolvimento das competências de aprendizagens desenvolvidas pelos alunos de forma substancial, tendo em vista que o processo de aprendizagem com foco no uso de tecnologias educacionais despertou o interesse de todos da turma permitindo-se, por sua vez, um maior engajamento e menores resistências as aulas até então ministradas que pautavam-se em uso de metodologias mais tradicionais e, com a mudança anteriormente mencionada o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes/valores requeridos dos alunos pode ser amplamente trabalhado e desenvolvido com êxito resultando na interação mais efetiva entre os alunos, maior capacidade de desenvolver soluções inovadores, melhoria no processo de construção do conhecimento e maior êxito no processo de comunicação e de relações interpessoais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21697_TB6170_14112023072011.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "hcsrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }