FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA UM OLHAR SOBRE OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFCG, NOS CAMPUS DE CUITÉ E CAMPINA GRANDE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 4046 "titulo" => "FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA UM OLHAR SOBRE OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFCG, NOS CAMPUS DE CUITÉ E CAMPINA GRANDE" "resumo" => "O Presente trabalho é resultado de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa na qual buscou-se pensar a formação docente dos professores de física. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre que tipos de profissionais estão sendo entregues para a educação básica, baseada em leituras prévias de autores como Nóvoa, Imbernón, Freire, entre outros, e a partir do olhar sobre os currículos de licenciatura em física da UFCG, nos campus de Cuité e Campina Grande – PB, através da reflexão sobre os modelos formativos da racionalidade técnica, prática e crítica. O tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdos de Bardin, portanto a análise dos currículos foi baseada no levantamento das componentes curriculares dos cursos, sendo elaboradas tabelas para comparação entre obrigatórias e optativas que estão presentes ou ausentes nos currículos. Após a análise, identificou-se que, mesmo os dois cursos sendo ofertados pela mesma universidade, faz-se presente uma diversidade quanto ao currículo, entre os centros de formação e as unidades acadêmicas, exemplificando uma vasta gama de ofertas de diferentes tipos de disciplinas e competências que formam diferentes profissionais que futuramente atuarão na área da educação básica. Em linhas gerais, pode-se concluir dentro dos processos formativos relacionado à racionalidade crítica o quão é importante essa análise curricular de um ponto de vista mais específico para poder refletir sobre a formação docente, pensar na bagagem que esses futuros profissionais estão carregando e se dentro da formação abre espaço para disciplinas que propiciem a busca para tornar-se um professor prático-reflexivo, um profissional que esteja sempre buscando e ressignificando seu conhecimento de acordo com seu modelo de prática, a fim de contribuir de forma significativa na construção de sua identidade profissional.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4046_TB5640_21082023105440.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONY GALVÃO DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "JHONY" "autor_email" => "sjhony913@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 4046 "titulo" => "FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA UM OLHAR SOBRE OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFCG, NOS CAMPUS DE CUITÉ E CAMPINA GRANDE" "resumo" => "O Presente trabalho é resultado de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa na qual buscou-se pensar a formação docente dos professores de física. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre que tipos de profissionais estão sendo entregues para a educação básica, baseada em leituras prévias de autores como Nóvoa, Imbernón, Freire, entre outros, e a partir do olhar sobre os currículos de licenciatura em física da UFCG, nos campus de Cuité e Campina Grande – PB, através da reflexão sobre os modelos formativos da racionalidade técnica, prática e crítica. O tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdos de Bardin, portanto a análise dos currículos foi baseada no levantamento das componentes curriculares dos cursos, sendo elaboradas tabelas para comparação entre obrigatórias e optativas que estão presentes ou ausentes nos currículos. Após a análise, identificou-se que, mesmo os dois cursos sendo ofertados pela mesma universidade, faz-se presente uma diversidade quanto ao currículo, entre os centros de formação e as unidades acadêmicas, exemplificando uma vasta gama de ofertas de diferentes tipos de disciplinas e competências que formam diferentes profissionais que futuramente atuarão na área da educação básica. Em linhas gerais, pode-se concluir dentro dos processos formativos relacionado à racionalidade crítica o quão é importante essa análise curricular de um ponto de vista mais específico para poder refletir sobre a formação docente, pensar na bagagem que esses futuros profissionais estão carregando e se dentro da formação abre espaço para disciplinas que propiciem a busca para tornar-se um professor prático-reflexivo, um profissional que esteja sempre buscando e ressignificando seu conhecimento de acordo com seu modelo de prática, a fim de contribuir de forma significativa na construção de sua identidade profissional.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4046_TB5640_21082023105440.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHONY GALVÃO DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "JHONY" "autor_email" => "sjhony913@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }