ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: INDICADORES DE POSSÍVEIS EVASÕES RELACIONADOS A SAÚDE MENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5656 "inscrito_id" => 19564 "titulo" => "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: INDICADORES DE POSSÍVEIS EVASÕES RELACIONADOS A SAÚDE MENTAL" "resumo" => "A evasão e o fracasso estudantil são desafios presentes nas instituições de ensino, tanto de educação básica quanto de ensino superior. A contextualização sobre evasão de curso utilizado neste estudo relaciona-se à saída do estudante do seu curso de origem antes de sua conclusão, enquanto que a resignação é compreendida como uma manifestação de insatisfação que resulta em ideias de evadir, e o desejo de permanecer como a atitude de enfrentamento que lhe garantem não apenas continuar os estudos, mas como também concluir com êxito. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um estudo exploratório para compreender as possíveis correlações entre indicadores de evasões e saúde mental de estudantes universitários. Para isso, será utilizada coleta de dados do Questionário de Vivências Acadêmicas – reduzido (QVA-r), com perguntas fechadas, estruturadas no modelo de escala de 1 a 7, e a Escala de Estressores Vocacionais, realizado no período de abril de 2019 a março de 2020, com amostra de 380 jovens universitários regularmente matriculados e frequentando cursos superiores. Os dados obtidos foram analisados com base em métodos estatísticos e à luz da literatura. As ideias de evasão surgem associadas a um sentimento de frustração, porque são sinônimas do abandono de um importante tópico dentro de seu projeto de vida. Estima-se que os dados obtidos incentivem a produção de um score para otimização das políticas institucionais de assistência estudantil pautados na promoção da saúde mental, para garantir não apenas a permanência, mas também a sua saúde integral durante a graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19564_TB5656_20062023131145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CUNHA GAMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinecgcarvalho@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98936 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5656 "inscrito_id" => 19564 "titulo" => "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: INDICADORES DE POSSÍVEIS EVASÕES RELACIONADOS A SAÚDE MENTAL" "resumo" => "A evasão e o fracasso estudantil são desafios presentes nas instituições de ensino, tanto de educação básica quanto de ensino superior. A contextualização sobre evasão de curso utilizado neste estudo relaciona-se à saída do estudante do seu curso de origem antes de sua conclusão, enquanto que a resignação é compreendida como uma manifestação de insatisfação que resulta em ideias de evadir, e o desejo de permanecer como a atitude de enfrentamento que lhe garantem não apenas continuar os estudos, mas como também concluir com êxito. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um estudo exploratório para compreender as possíveis correlações entre indicadores de evasões e saúde mental de estudantes universitários. Para isso, será utilizada coleta de dados do Questionário de Vivências Acadêmicas – reduzido (QVA-r), com perguntas fechadas, estruturadas no modelo de escala de 1 a 7, e a Escala de Estressores Vocacionais, realizado no período de abril de 2019 a março de 2020, com amostra de 380 jovens universitários regularmente matriculados e frequentando cursos superiores. Os dados obtidos foram analisados com base em métodos estatísticos e à luz da literatura. As ideias de evasão surgem associadas a um sentimento de frustração, porque são sinônimas do abandono de um importante tópico dentro de seu projeto de vida. Estima-se que os dados obtidos incentivem a produção de um score para otimização das políticas institucionais de assistência estudantil pautados na promoção da saúde mental, para garantir não apenas a permanência, mas também a sua saúde integral durante a graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19564_TB5656_20062023131145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CUNHA GAMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinecgcarvalho@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }