APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98969 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5698 "inscrito_id" => 19263 "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19263_TB5698_10122023090642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX ANTONIO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "Alex" "autor_email" => "alex.brandao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98969 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5698 "inscrito_id" => 19263 "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19263_TB5698_10122023090642.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX ANTONIO BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "Alex" "autor_email" => "alex.brandao@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }