ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO EM SALA DE AULA PÓS PERÍODO PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98986 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5720 "inscrito_id" => 21071 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO EM SALA DE AULA PÓS PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir do Relatório de Estágio Supervisionado II, Componente Curricular Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Matemática. A realização do Estágio ocorreu de forma presencial, após dois anos de aulas remotas. O objetivo é descrever os impactos surgidos na sala de aula, em turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública da Educação Básica do Município de Castanhal – Pará, durante o período em que o Estágio Supervisionado foi realizado. A abordagem aqui proposta, visa discutir acerca da importância da realização do Estágio para a formação do licenciando em Matemática, apontando as problemáticas intrínsecas desse processo. Além das problemáticas habituais, a realização do Estágio decorreu sob algumas variáveis – Processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental; Lacunas de Aprendizagem dos Alunos; Mudanças de configuração, agora são professores horistas – apontadas no artigo, que podem ter como principal causa, a prolongada ausência da escola. Durante este período, tivemos oportunidades diárias de transformar o conhecimento teórico em prática por meio de ações pedagógicas que contribuíram para moldar nosso perfil de professor, visto que o estágio é o momento em que somos colocados em contato direto com o ambiente que iremos desenvolver a parte prática da formação. O Estágio, ocorreu em dois momentos - observação e regência de sala de aula. Para este último, planejamos aulas e atividades contextualizadas, que foram (re)estruturadas e focadas nas dificuldades mais latentes das turmas. Consideramos relevante, ressaltar o apoio e colaboração de toda comunidade escolar, do professor das turmas e dos alunos, o que contribuiu de forma incisiva para a realização deste trabalho, que foi finalizado com uma visão da realidade da sala de aula do cotidiano docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21071_TB5720_19112023233035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES DOS SANTOS PANTOJA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "tamires.pantoja09@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98986 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5720 "inscrito_id" => 21071 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UM MOVIMENTO NECESSÁRIO EM SALA DE AULA PÓS PERÍODO PANDÊMICO" "resumo" => "Este artigo foi desenvolvido a partir do Relatório de Estágio Supervisionado II, Componente Curricular Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Matemática. A realização do Estágio ocorreu de forma presencial, após dois anos de aulas remotas. O objetivo é descrever os impactos surgidos na sala de aula, em turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Pública da Educação Básica do Município de Castanhal – Pará, durante o período em que o Estágio Supervisionado foi realizado. A abordagem aqui proposta, visa discutir acerca da importância da realização do Estágio para a formação do licenciando em Matemática, apontando as problemáticas intrínsecas desse processo. Além das problemáticas habituais, a realização do Estágio decorreu sob algumas variáveis – Processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental; Lacunas de Aprendizagem dos Alunos; Mudanças de configuração, agora são professores horistas – apontadas no artigo, que podem ter como principal causa, a prolongada ausência da escola. Durante este período, tivemos oportunidades diárias de transformar o conhecimento teórico em prática por meio de ações pedagógicas que contribuíram para moldar nosso perfil de professor, visto que o estágio é o momento em que somos colocados em contato direto com o ambiente que iremos desenvolver a parte prática da formação. O Estágio, ocorreu em dois momentos - observação e regência de sala de aula. Para este último, planejamos aulas e atividades contextualizadas, que foram (re)estruturadas e focadas nas dificuldades mais latentes das turmas. Consideramos relevante, ressaltar o apoio e colaboração de toda comunidade escolar, do professor das turmas e dos alunos, o que contribuiu de forma incisiva para a realização deste trabalho, que foi finalizado com uma visão da realidade da sala de aula do cotidiano docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21071_TB5720_19112023233035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMIRES DOS SANTOS PANTOJA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "tamires.pantoja09@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }