PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99006 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5747 "inscrito_id" => 6201 "titulo" => "PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL." "resumo" => "O ensino de morfologia vegetal tanto a nível médio, como superior é um assunto considerado de difícil compreensão pelos alunos, principalmente relacionado a morfologia interna das plantas, por se tratar também da análise e interpretação de estruturas microscópicas, a exemplo das células que compõem os tecidos vegetais. O presente trabalho propõe a elaboração de um modelo didático que representa a morfologia interna do caule de dicotiledôneas, mas que pode ser replicado com os mesmos materiais para representar outras morfologias internas das plantas, como raízes e folhas. Para a elaboração do modelo foram escolhidos materiais de baixo custo, acessíveis e que apresentam considerável durabilidade, considerando tais características foram escolhidos isopor como base e massas de modelar para serem moldadas com padrões de forma, tamanhos e cores conforme trazidos nos livros didáticos e que caracterizam a epiderme, córtex, câmbio, xilema, floema e feixe vascular do caule das espécies de eudicotiledôneas. Além disso, é necessário a utilização de materiais para cortar e fornecer formato as massas de modelar, como estilete e régua, assim como cola para colar as massas modeladas na base de isopor. O modelo didático construído permite a visualização das estruturas e componentes celulares dos caules de dicotiledôneas, possibilitando uma maior compreensão sobre as células e tecidos que constituem cada tecido e suas funções, possibilitando compreender, principalmente, a importância dos mesmos para o crescimento da planta. Além disso, é uma forma simples e interativa de promover a interação entre professor e alunos, e tornar as aulas de morfologia vegetal mais agradáveis e a aprendizagem mais facilitada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6201_TB5747_19112023215625.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS MÉLO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.santosmelo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99006 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5747 "inscrito_id" => 6201 "titulo" => "PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL." "resumo" => "O ensino de morfologia vegetal tanto a nível médio, como superior é um assunto considerado de difícil compreensão pelos alunos, principalmente relacionado a morfologia interna das plantas, por se tratar também da análise e interpretação de estruturas microscópicas, a exemplo das células que compõem os tecidos vegetais. O presente trabalho propõe a elaboração de um modelo didático que representa a morfologia interna do caule de dicotiledôneas, mas que pode ser replicado com os mesmos materiais para representar outras morfologias internas das plantas, como raízes e folhas. Para a elaboração do modelo foram escolhidos materiais de baixo custo, acessíveis e que apresentam considerável durabilidade, considerando tais características foram escolhidos isopor como base e massas de modelar para serem moldadas com padrões de forma, tamanhos e cores conforme trazidos nos livros didáticos e que caracterizam a epiderme, córtex, câmbio, xilema, floema e feixe vascular do caule das espécies de eudicotiledôneas. Além disso, é necessário a utilização de materiais para cortar e fornecer formato as massas de modelar, como estilete e régua, assim como cola para colar as massas modeladas na base de isopor. O modelo didático construído permite a visualização das estruturas e componentes celulares dos caules de dicotiledôneas, possibilitando uma maior compreensão sobre as células e tecidos que constituem cada tecido e suas funções, possibilitando compreender, principalmente, a importância dos mesmos para o crescimento da planta. Além disso, é uma forma simples e interativa de promover a interação entre professor e alunos, e tornar as aulas de morfologia vegetal mais agradáveis e a aprendizagem mais facilitada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6201_TB5747_19112023215625.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS MÉLO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.santosmelo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }