GOMES, Izabele Silva. Oficina educomunicativa em fotografia. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9903>. Acesso em: 25/11/2024 00:34
O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005). A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação.