MEDEIROS, Jonatha Gomes De et al.. Projeto repórter filosófico. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9938>. Acesso em: 24/11/2024 22:08
A filosofia volta ao Ensino Médio trazendo uma imensa dificuldade de trabalho, onde muitos professores se deparam com o seguinte dilema: ensinar com temas ou história da filosofia? Uma resposta ao problema nasceu com o projeto “Repórter Filosófico”, que tem como proposta justamente discutir temas de filosofia através de pequenas reportagens, produzido por nós estudantes do Ensino Médio do Colégio Maria José de Souza, Montadas, que saem, como Sócrates nas ruas de Atenas, usando um pouco da maiêutica à procura de conhecimento, indagando a todos, sejam transeuntes ou autoridades, sobre os temas propostos. Criamos assim um canal de entrevistas filosóficas para esta modalidade de ensino que fica disponível no You Tube e em página do Facebook. Dentre as temáticas abordadas podemos mencionar: religião, arte, morte, felicidade, liberdade, política, ética, etc. As respostas dadas sobre os temas são comparadas com as teses de vários pensadores, filósofos ou cientistas. A metodologia deste projeto é baseada em alguns programas já existentes que servem de base, e principalmente nos livros de Marilena Chauí: “Convite à Filosofia” e “Iniciação à Filosofia”, onde são pesquisados os temas que servem de roteiro para as mais variadas matérias produzidas. Uma verdadeira equipe jornalística foi assim elaborada com pauta, pesquisa, entrevistas, arte, edição e divulgação. A importância deste projeto está em fazer com que nós estudantes passemos de meros expectadores da sala a críticos e formadores de opinião. Os alunos passam a pesquisar, elaborar ideias e principalmente questionar, o que é em si um exercício do filosofar, justificando assim o projeto e ampliando a importância da matéria Filosofia no ensino médio. A intenção do projeto é, também, ampliar a proposta a outros colégios de ensino médio ou mesmo fundamental.