Neste trabalho, buscamos levantar informações sobre o lócus da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget a partir da investigação dos artigos e resumos/resenhas publicados nas edições da Revista de Ensino de Biologia (REnBIO) e da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas (Schème), a fim de descrever como esta teoria vem sendo discutida nas Revistas no contexto do ensino de ciências e biologia. Apresentamos a Linha do Tempo de existência das Revistas indicando o ciclo evolutivo-crescente, quanto ao volume de publicações. Na seção de resultados apresentamos: I – o perfil dos artigos resumos/resenhas analisados; II – o mapeamento dos artigos e resumos/resenhas analisados; III – Discussão sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os trabalhos mapeados apontam para uma importante lacuna no que tange à investigação da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de biologia. Trata-se de pesquisa na modalidade “o estado de conhecimento”, do tipo “bibliográfica”, de natureza “qualitativa”. Utilizamos a “Análise de Conteúdo de Bardin” para tratamento e análise dos dados levantados por meio virtual, via site das Revistas. Uma vez que o processo de aprendizagem de conceitos de ciências e biologia podem ser explicados a partir de jogos lúdicos, a formação inicial e continuada em contexto do ensino de ciências e biologia à luz da Epistemologia Genética possibilita ao professor propor situações-problema, por meio de teorias cognitivas, função simbólica (percepções e movimento), teoria da equilibração e mudança conceitual à ideia de “adaptação intelectual” que é um estabelecimento de equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar.