O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O INCENTIVO A LEITURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6109 "inscrito_id" => 9667 "titulo" => "O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O INCENTIVO A LEITURA" "resumo" => "O trabalho busca investigar as contribuições do uso dos jogos pedagógicos nas aulas de ciências para incentivo à leitura na escola Municipal Benedito Rodrigues da Silva, zona rural do município de Floriano-Piauí. Trata-se de uma proposta de intervenção desenvolvida com 30 alunos das turmas do 6º e 8º ano. Visa analisar os pontos positivos e negativos para os docentes ao utilizarem essa atividade como incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa está pautada nesses questionamentos: Quais recursos são usadas para o incentivo à leitura nas diversas áreas do conhecimento? Se os jogos pedagógicos contribuem para o estímulo à leitura? Para isso foi realizado o estudo de artigos que propõe os jogos como estratégia de ensino, aplicação de questionário aberto e fechado com 17 profissionais e confeccionado (03) três jogos pedagógicos para análise da leitura dos docentes da referida escola sendo, uma roleta científica, uma trilha humana, o tabuleiro das células. Os dados coletados nos questionários respondidos por 17 docentes constatou-se que 09 profissionais acreditam que os jogos quando bem planejados torna-se um importante recurso didático motivacional para a leitura dos estudantes, 06 desses demostram utilizar em algum momento em suas referidas disciplinas e percebem como uma forma divertida analisar o desenvolvimento da leitura nesses estudantes. E somente 01 entrevistado não utilizam em suas aulas, por evidenciar o tempo que leva para elaborar e relacionar o jogo ao conteúdo abordado em sua aula. Diante disso conclui-se que os jogos contribuem no desenvolvimento da leitura, e se tornam uma excelente proposta pedagógica quando são contextualizados, pois permiti ao professor diagnosticar as dificuldades de leitura, promove a socialização dos envolvidos, mesmo que na escola ainda percebemos que alguns profissionais não utilizam." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9667_TB6109_19112023201218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARICE BORGES DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LARICE" "autor_email" => "lariceborges9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6109 "inscrito_id" => 9667 "titulo" => "O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O INCENTIVO A LEITURA" "resumo" => "O trabalho busca investigar as contribuições do uso dos jogos pedagógicos nas aulas de ciências para incentivo à leitura na escola Municipal Benedito Rodrigues da Silva, zona rural do município de Floriano-Piauí. Trata-se de uma proposta de intervenção desenvolvida com 30 alunos das turmas do 6º e 8º ano. Visa analisar os pontos positivos e negativos para os docentes ao utilizarem essa atividade como incentivo à leitura no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa está pautada nesses questionamentos: Quais recursos são usadas para o incentivo à leitura nas diversas áreas do conhecimento? Se os jogos pedagógicos contribuem para o estímulo à leitura? Para isso foi realizado o estudo de artigos que propõe os jogos como estratégia de ensino, aplicação de questionário aberto e fechado com 17 profissionais e confeccionado (03) três jogos pedagógicos para análise da leitura dos docentes da referida escola sendo, uma roleta científica, uma trilha humana, o tabuleiro das células. Os dados coletados nos questionários respondidos por 17 docentes constatou-se que 09 profissionais acreditam que os jogos quando bem planejados torna-se um importante recurso didático motivacional para a leitura dos estudantes, 06 desses demostram utilizar em algum momento em suas referidas disciplinas e percebem como uma forma divertida analisar o desenvolvimento da leitura nesses estudantes. E somente 01 entrevistado não utilizam em suas aulas, por evidenciar o tempo que leva para elaborar e relacionar o jogo ao conteúdo abordado em sua aula. Diante disso conclui-se que os jogos contribuem no desenvolvimento da leitura, e se tornam uma excelente proposta pedagógica quando são contextualizados, pois permiti ao professor diagnosticar as dificuldades de leitura, promove a socialização dos envolvidos, mesmo que na escola ainda percebemos que alguns profissionais não utilizam." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9667_TB6109_19112023201218.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARICE BORGES DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LARICE" "autor_email" => "lariceborges9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }