RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4734 "inscrito_id" => 15351 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "Diante da inegável importância da Botânica para a compreensão da biodiversidade e sua relação direta com a sobrevivência humana, o presente estudo objetivou utilizar diferentes recursos didático-pedagógicos para o ensino de Botânica para alunos do ensino fundamental da Educação Básica como forma de diversificar a metodologia das aulas e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina. A pesquisa participante e de abordagem qualitativa foi realizada com 34 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 14 anos. Foram aplicados os recursos didático-pedagógicos: Texto de Divulgação Científica, aula expositiva e dialogada com uso de vídeos, jogo didático em um Jardim Sensorial e a produção de um mural de post-its. Os resultados apontam para a ocorrência de uma maior interação entre os discentes, maior autonomia durante as aulas, dinamicidade, motivação na realização das atividades e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredita-se que recursos pedagógicos diversificados podem ser explorados para tornar o Ensino de Botânica mais significativo. Essas abordagens proporcionam vivências que estimulam a familiaridade com as plantas, além de promover reflexão sobre questões ambientais, despertando o interesse dos estudantes de forma engajada e consciente. Assim, é necessário investir em formação docente, atualização curricular e promoção de metodologias inovadoras que integrem o conhecimento científico com a realidade dos alunos. A valorização do Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase na Botânica, contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e o avanço científico-tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15351_TB4734_11112023174722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE ELVINA SOUSA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSIANE" "autor_email" => "rosianeandrade2012@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98224 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4734 "inscrito_id" => 15351 "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "Diante da inegável importância da Botânica para a compreensão da biodiversidade e sua relação direta com a sobrevivência humana, o presente estudo objetivou utilizar diferentes recursos didático-pedagógicos para o ensino de Botânica para alunos do ensino fundamental da Educação Básica como forma de diversificar a metodologia das aulas e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina. A pesquisa participante e de abordagem qualitativa foi realizada com 34 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 14 anos. Foram aplicados os recursos didático-pedagógicos: Texto de Divulgação Científica, aula expositiva e dialogada com uso de vídeos, jogo didático em um Jardim Sensorial e a produção de um mural de post-its. Os resultados apontam para a ocorrência de uma maior interação entre os discentes, maior autonomia durante as aulas, dinamicidade, motivação na realização das atividades e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredita-se que recursos pedagógicos diversificados podem ser explorados para tornar o Ensino de Botânica mais significativo. Essas abordagens proporcionam vivências que estimulam a familiaridade com as plantas, além de promover reflexão sobre questões ambientais, despertando o interesse dos estudantes de forma engajada e consciente. Assim, é necessário investir em formação docente, atualização curricular e promoção de metodologias inovadoras que integrem o conhecimento científico com a realidade dos alunos. A valorização do Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase na Botânica, contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e o avanço científico-tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15351_TB4734_11112023174722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE ELVINA SOUSA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROSIANE" "autor_email" => "rosianeandrade2012@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }