COMPARAÇÃO DE MARCAS E PREÇOS DOS PRODUTOS DERIVADOS DO MILHO RANSGÊNICO EM TRÊS SUPERMERCADOS DE PUXINANÃ-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5201 "inscrito_id" => 5005 "titulo" => "COMPARAÇÃO DE MARCAS E PREÇOS DOS PRODUTOS DERIVADOS DO MILHO RANSGÊNICO EM TRÊS SUPERMERCADOS DE PUXINANÃ-PB" "resumo" => "Entende-se transgênicos como organismos gerados em laboratório a partir do cruzamento de modelos variados, onde se recebe um gene retirado de outro. Sendo atualmente disseminados em todo o país como única fonte alimentar de diferentes produtos, principalmente, os derivados de milho e soja. O artigo objetivou realizar um levantamento de comparação de preços e marcas dos produtos derivados do milho transgênico em três estabelecimentos da cidade de Puxinanã-PB, a fim de identificar variações de valores e marcas que utilizam o selo transgênico e que ocupam os mercados da região. Assim, o objetivo desta pesquisa foi evidenciar a existência de uma grande falta de conhecimento sobre os produtos de origem transgênico, além de destacar os preços e variadas marcas dos alimentos do milho Bt. A pesquisa foi realizada in loco buscando nas prateleiras pelas marcas e os preços dos produtos, além de verificar se possuía o selo transgênico. Diante disso, os dados coletados foram tabelados para uma melhor compreensão. Com isso, a pesquisa evidenciou que não foram encontrados sequer uma marca que não utilizasse derivados do milho que não fosse de origem transgênica, deixando a produção de milho crioulo de lado e causando uma erosão genética. Nos três supermercados do município (o Feirão, Bolinha e Boa Compra) encontrou-se um total de 17 produtos de marcas diferentes e Destaca-se principalmente o salgadinho da Marca Doritos e óleo de milho da marca Salada, com variação de R$1,00 a R$2,00, respectivamente, entre os supermercados “O Feirão” e “Bolinha”. Com isso, conclui-se que o consumidor se submete a consumir tais produtos baseado em valores da mercadoria e pelas propagandas das marcas nos mercados, sem conhecer os problemas ligados ao uso de transgenia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5005_TB5201_28092023162022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO JANAILTON ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Jairo Janailton" "autor_email" => "jairo.santos@professor.pb" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98589 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5201 "inscrito_id" => 5005 "titulo" => "COMPARAÇÃO DE MARCAS E PREÇOS DOS PRODUTOS DERIVADOS DO MILHO RANSGÊNICO EM TRÊS SUPERMERCADOS DE PUXINANÃ-PB" "resumo" => "Entende-se transgênicos como organismos gerados em laboratório a partir do cruzamento de modelos variados, onde se recebe um gene retirado de outro. Sendo atualmente disseminados em todo o país como única fonte alimentar de diferentes produtos, principalmente, os derivados de milho e soja. O artigo objetivou realizar um levantamento de comparação de preços e marcas dos produtos derivados do milho transgênico em três estabelecimentos da cidade de Puxinanã-PB, a fim de identificar variações de valores e marcas que utilizam o selo transgênico e que ocupam os mercados da região. Assim, o objetivo desta pesquisa foi evidenciar a existência de uma grande falta de conhecimento sobre os produtos de origem transgênico, além de destacar os preços e variadas marcas dos alimentos do milho Bt. A pesquisa foi realizada in loco buscando nas prateleiras pelas marcas e os preços dos produtos, além de verificar se possuía o selo transgênico. Diante disso, os dados coletados foram tabelados para uma melhor compreensão. Com isso, a pesquisa evidenciou que não foram encontrados sequer uma marca que não utilizasse derivados do milho que não fosse de origem transgênica, deixando a produção de milho crioulo de lado e causando uma erosão genética. Nos três supermercados do município (o Feirão, Bolinha e Boa Compra) encontrou-se um total de 17 produtos de marcas diferentes e Destaca-se principalmente o salgadinho da Marca Doritos e óleo de milho da marca Salada, com variação de R$1,00 a R$2,00, respectivamente, entre os supermercados “O Feirão” e “Bolinha”. Com isso, conclui-se que o consumidor se submete a consumir tais produtos baseado em valores da mercadoria e pelas propagandas das marcas nos mercados, sem conhecer os problemas ligados ao uso de transgenia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5005_TB5201_28092023162022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRO JANAILTON ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Jairo Janailton" "autor_email" => "jairo.santos@professor.pb" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }