TENSIONANDO AS INFÂNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIRECIONANDO O OLHAR PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99408 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6258 "inscrito_id" => 13992 "titulo" => "TENSIONANDO AS INFÂNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIRECIONANDO O OLHAR PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Ao direcionar os diálogos para as políticas públicas educacionais, com ênfase no processo de alfabetização, verifica-se a necessidade de tencionar as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto que nesta etapa da educação básica também nos deparamos com crianças, que são sujeitos sociais e históricos. Percebe-se a importância de visibilizar as culturas infantis no contexto escolar, como também os aspectos da ludicidade, para promover um processo de alfabetização dinâmico, contextualizado e significativo, visto que nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as crianças também brincam. Este estudo é um recorte de uma tese de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como objetivo analisar as políticas públicas educacionais, considerando o processo de alfabetização e os tensionamentos das infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo documental. Os dados foram construídos através da análise das políticas públicas educacionais, que destacam o processo de alfabetização e a partir das vivências como professora da Rede de Ensino Público, do município de Santa Maria - RS. Para dialogar com este estudo buscou-se subsídios teóricos em Friedmann (2020), que corrobora com o conceito de infâncias; Chrispino (2016), Ball e Braun (2016), para contribuir com os aspectos das políticas públicas educacionais; Barbosa (2014), no que se refere às culturas infantis; e Ferreiro (2017) que auxiliou tenciona a alfabetização. No decorrer da pesquisa, verificou-se que a ênfase das políticas públicas educacionais está direcionada para as habilidades que necessitam ser desenvolvidas, destacando as áreas e objetos do conhecimento. Portanto, quanto mais as crianças avançam na sua trajetória escolar, menos se prioriza o direito de brincar e a cultura infantil, pois a prioridade são os objetos do conhecimento e as habilidades em destaque, para cada ano do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13992_TB6258_20062023185752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DOS SANTOS ZWETSCH" "autor_nome_curto" => "Patrícia Dos Sa" "autor_email" => "pathyzwetsch@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99408 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6258 "inscrito_id" => 13992 "titulo" => "TENSIONANDO AS INFÂNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIRECIONANDO O OLHAR PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Ao direcionar os diálogos para as políticas públicas educacionais, com ênfase no processo de alfabetização, verifica-se a necessidade de tencionar as infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visto que nesta etapa da educação básica também nos deparamos com crianças, que são sujeitos sociais e históricos. Percebe-se a importância de visibilizar as culturas infantis no contexto escolar, como também os aspectos da ludicidade, para promover um processo de alfabetização dinâmico, contextualizado e significativo, visto que nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as crianças também brincam. Este estudo é um recorte de uma tese de Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Apresenta como objetivo analisar as políticas públicas educacionais, considerando o processo de alfabetização e os tensionamentos das infâncias dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo documental. Os dados foram construídos através da análise das políticas públicas educacionais, que destacam o processo de alfabetização e a partir das vivências como professora da Rede de Ensino Público, do município de Santa Maria - RS. Para dialogar com este estudo buscou-se subsídios teóricos em Friedmann (2020), que corrobora com o conceito de infâncias; Chrispino (2016), Ball e Braun (2016), para contribuir com os aspectos das políticas públicas educacionais; Barbosa (2014), no que se refere às culturas infantis; e Ferreiro (2017) que auxiliou tenciona a alfabetização. No decorrer da pesquisa, verificou-se que a ênfase das políticas públicas educacionais está direcionada para as habilidades que necessitam ser desenvolvidas, destacando as áreas e objetos do conhecimento. Portanto, quanto mais as crianças avançam na sua trajetória escolar, menos se prioriza o direito de brincar e a cultura infantil, pois a prioridade são os objetos do conhecimento e as habilidades em destaque, para cada ano do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13992_TB6258_20062023185752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DOS SANTOS ZWETSCH" "autor_nome_curto" => "Patrícia Dos Sa" "autor_email" => "pathyzwetsch@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }