LEITURA POR TODA PARTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99426 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6280 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => "LEITURA POR TODA PARTE" "resumo" => "As diversas práticas de leitura que permeiam o espaço escolar trazem consigo o desejo de formar leitores, embora muitas vezes não consigam, pois ainda encaram o ato de ler como estritamente ligado à mera decodificação do texto escrito. Nas últimas décadas, muitos são os incentivos e pesquisas de estudiosos voltados para uma ressignificação do ensino-aprendizagem de leitura nas escolas, visto que estas ainda não estão desenvolvendo seu papel a contento. Essa ressignificação do ensino-aprendizagem de leitura pressupõe um trabalho dentro de uma perspectiva interacional de linguagem, de forma que a construção do conhecimento aconteça através de um processo de interação em que as trocas dialógicas contribuam para a efetivação da aprendizagem. Neste contexto, a leitura não é vista como um processo de mera decodificação de signos linguísticos, mas como um processo ativo de construção de sentido que se configura entre leitor, texto e autor. Trata-se de uma atividade que implica o uso de estratégias de antecipação, inferência e verificação. O Relato versará sobre uma experiência vivenciada com o projeto de leitura “Leitura por toda parte”, tendo como sujeitos participantes os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, Picuí-PB. Tal projeto consistiu em uma experiência de leitura vivenciada pelas crianças. O principal objetivo é discutir o impacto do referido projeto na formação das crianças como leitoras, incentivar e despertar o gosto pela Leitura, já que o mesmo proporcionou reflexões a respeito tanto do papel da leitura na formação do sujeito ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1168_TB6280_17112023190447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIÂNGELA GOMES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARIÂNGELA" "autor_email" => "mariangelag.assis@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99426 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6280 "inscrito_id" => 1168 "titulo" => "LEITURA POR TODA PARTE" "resumo" => "As diversas práticas de leitura que permeiam o espaço escolar trazem consigo o desejo de formar leitores, embora muitas vezes não consigam, pois ainda encaram o ato de ler como estritamente ligado à mera decodificação do texto escrito. Nas últimas décadas, muitos são os incentivos e pesquisas de estudiosos voltados para uma ressignificação do ensino-aprendizagem de leitura nas escolas, visto que estas ainda não estão desenvolvendo seu papel a contento. Essa ressignificação do ensino-aprendizagem de leitura pressupõe um trabalho dentro de uma perspectiva interacional de linguagem, de forma que a construção do conhecimento aconteça através de um processo de interação em que as trocas dialógicas contribuam para a efetivação da aprendizagem. Neste contexto, a leitura não é vista como um processo de mera decodificação de signos linguísticos, mas como um processo ativo de construção de sentido que se configura entre leitor, texto e autor. Trata-se de uma atividade que implica o uso de estratégias de antecipação, inferência e verificação. O Relato versará sobre uma experiência vivenciada com o projeto de leitura “Leitura por toda parte”, tendo como sujeitos participantes os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, Picuí-PB. Tal projeto consistiu em uma experiência de leitura vivenciada pelas crianças. O principal objetivo é discutir o impacto do referido projeto na formação das crianças como leitoras, incentivar e despertar o gosto pela Leitura, já que o mesmo proporcionou reflexões a respeito tanto do papel da leitura na formação do sujeito ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1168_TB6280_17112023190447.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIÂNGELA GOMES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARIÂNGELA" "autor_email" => "mariangelag.assis@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }