A AVALIAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ANÁLISE DAS DIRETRIZES E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99436 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6295 "inscrito_id" => 20465 "titulo" => "A AVALIAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ANÁLISE DAS DIRETRIZES E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE" "resumo" => "As práticas pedagógicas realizadas com bebês e crianças tem se ressignificado a partir das mudanças que englobam os conceitos de criança, de infâncias e de Educação Infantil. Diante dessas transformações que valorizam o protagonismo infantil, os docentes são impulsionados a repensar suas práticas pedagógicas. Dentre estas está a avaliação, que atualmente se apresenta na forma de documentos pedagógicos que relatam o cotidiano individual e/ou coletivo de meninos e meninas. A partir dessa nova forma de comunicar o desenvolvimento infantil, a pesquisa apresenta como o município de Caucaia-CE orienta o trabalho pedagógico acerca do processo de documentação pedagógica, tendo como principais documentos o relatório individual da criança e o portfólio da turma. A abordagem utilizada é a qualitativa, de cunho bibliográfico, possuindo como método investigativo a análise dos documentos norteadores nacionais, das diretrizes municipais e dos documentos pedagógicos produzidos por professores durante o ano letivo de 2022. Os resultados apresentam a importância dos relatórios e portfólios como ferramentas de acompanhamento do desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas do município, além de ressaltar formas de potencializar as aprendizagens construídas por bebês e crianças no cotidiano das instituições, alinhando às práticas docentes com os principais referenciais teóricos sobre avaliação na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20465_TB6295_15102023185543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLEY LIMA VASCONCELOS BORGES" "autor_nome_curto" => "JAMILLEY" "autor_email" => "jamilley@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99436 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6295 "inscrito_id" => 20465 "titulo" => "A AVALIAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ANÁLISE DAS DIRETRIZES E DOS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE" "resumo" => "As práticas pedagógicas realizadas com bebês e crianças tem se ressignificado a partir das mudanças que englobam os conceitos de criança, de infâncias e de Educação Infantil. Diante dessas transformações que valorizam o protagonismo infantil, os docentes são impulsionados a repensar suas práticas pedagógicas. Dentre estas está a avaliação, que atualmente se apresenta na forma de documentos pedagógicos que relatam o cotidiano individual e/ou coletivo de meninos e meninas. A partir dessa nova forma de comunicar o desenvolvimento infantil, a pesquisa apresenta como o município de Caucaia-CE orienta o trabalho pedagógico acerca do processo de documentação pedagógica, tendo como principais documentos o relatório individual da criança e o portfólio da turma. A abordagem utilizada é a qualitativa, de cunho bibliográfico, possuindo como método investigativo a análise dos documentos norteadores nacionais, das diretrizes municipais e dos documentos pedagógicos produzidos por professores durante o ano letivo de 2022. Os resultados apresentam a importância dos relatórios e portfólios como ferramentas de acompanhamento do desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas do município, além de ressaltar formas de potencializar as aprendizagens construídas por bebês e crianças no cotidiano das instituições, alinhando às práticas docentes com os principais referenciais teóricos sobre avaliação na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20465_TB6295_15102023185543.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLEY LIMA VASCONCELOS BORGES" "autor_nome_curto" => "JAMILLEY" "autor_email" => "jamilley@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }