INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99475 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6344 "inscrito_id" => 7327 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS" "resumo" => "Esta investigação nasce diante da complexidade de temas emergentes, como a interculturalidade na formação inicial docente. Os estudos voltados para a interculturalidade e a educação intercultural estão sendo discutidos cada vez mais na formação profissional docente, a fim de que se possa compreender como esse conceito reflete nas relações sociais e na formação dos sujeitos. Entretanto, percebem-se lacunas nas discussões na área da educação, havendo a necessidade de ampliar este debate nos espaços de formação de professores. Nesta pesquisa pretende-se aprofundar os conceitos de interculturalidade apresentados por Candau, Fleuri e Walsh, bem como responder a seguinte questão: quais os sentidos atribuídos à interculturalidade por estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição pública? Dessa forma, tem-se como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos à interculturalidade na formação inicial dos pedagogos. Tem por objetivo específicos, explicitar os sentidos de interculturalidade dos(as) estudantes do curso de Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de caráter exploratório, tem como instrumentos para a geração dos dados o Grupo Focal (GOMES, 2005), além de um questionário que serviu para a caracterização das participantes. A partir das análises, conclui-se que há um certo silenciamento em relação a interculturalidade nos documentos curriculares analisados, podemos perceber que a Internacionalização do Currículo- IoC poderia contribuir para uma formação mais abrangente, de modo que passe a incluir conteúdos e temas relacionados às diferentes culturas e realidades existentes no mundo. Entende-se que os pedagogos precisam estar preparados para trabalhar com estudantes de diferentes culturas e promover a inclusão e a equidade em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7327_TB6344_20062023192903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE DALPIAZ" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "pcdalpiaz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99475 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6344 "inscrito_id" => 7327 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS" "resumo" => "Esta investigação nasce diante da complexidade de temas emergentes, como a interculturalidade na formação inicial docente. Os estudos voltados para a interculturalidade e a educação intercultural estão sendo discutidos cada vez mais na formação profissional docente, a fim de que se possa compreender como esse conceito reflete nas relações sociais e na formação dos sujeitos. Entretanto, percebem-se lacunas nas discussões na área da educação, havendo a necessidade de ampliar este debate nos espaços de formação de professores. Nesta pesquisa pretende-se aprofundar os conceitos de interculturalidade apresentados por Candau, Fleuri e Walsh, bem como responder a seguinte questão: quais os sentidos atribuídos à interculturalidade por estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição pública? Dessa forma, tem-se como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos à interculturalidade na formação inicial dos pedagogos. Tem por objetivo específicos, explicitar os sentidos de interculturalidade dos(as) estudantes do curso de Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de caráter exploratório, tem como instrumentos para a geração dos dados o Grupo Focal (GOMES, 2005), além de um questionário que serviu para a caracterização das participantes. A partir das análises, conclui-se que há um certo silenciamento em relação a interculturalidade nos documentos curriculares analisados, podemos perceber que a Internacionalização do Currículo- IoC poderia contribuir para uma formação mais abrangente, de modo que passe a incluir conteúdos e temas relacionados às diferentes culturas e realidades existentes no mundo. Entende-se que os pedagogos precisam estar preparados para trabalhar com estudantes de diferentes culturas e promover a inclusão e a equidade em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7327_TB6344_20062023192903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE DALPIAZ" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "pcdalpiaz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }