O HABITAR NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99485 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6356 "inscrito_id" => 11174 "titulo" => "O HABITAR NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho surge a partir da experiência vivenciada em uma escola municipal do Agreste pernambucano, configurando um marco histórico de inserção da profissional de Psicologia no contexto educativo público e municipal na região. O objetivo deste relato é gerar reflexões acerca das possibilidades de intervenção com base nas construções teóricas da Fenomenologia, considerando os modos de habitar o espaço educativo enquanto território existencial e afetivo nas relações entre psicóloga-estudantes, psicóloga-professoras (es) e psicóloga-instituição, bem como as suas dimensões de sentido. O espaço escolar se constitui como reflexo das complexidades da cultura e da sociedade, sendo importante refletir acerca da relevância das contribuições da Psicologia para a atuação na educação básica. Habitar esses espaços de diversas relações sem roteiros ou caminhos pré-definidos possibilita um contato no modo de experienciar os desafios frente ao movimento de acolher aquilo que chega como afetação e implicação. Este estudo tem como metodologia o relato de experiência e, para sua construção, foi necessária a articulação entre teoria e prática, via revisão de literatura. Repensar os saberes e reconfigurar o lugar do não-saber enquanto disponibilidade afetiva possibilita a realização conjunta de intervenções que considerem o entrelaçamento dos significados atribuídos a cada ser frente ao seu projeto de construção humana marcada pelas relações culturais e contemporâneas, potencializando o leque de ações do profissional de psicologia em seu fazer ético e tecendo um lançar-se nas possibilidades de encontro. Tais desafios são enfrentados no cotidiano escolar e na construção e efetivação de Políticas Públicas, demonstrando a necessidade de aprofundamento e estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11174_TB6356_20062023193426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA MARINA MACIEL ALMEIDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elidamarina2605@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA (UNIFAVIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99485 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6356 "inscrito_id" => 11174 "titulo" => "O HABITAR NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho surge a partir da experiência vivenciada em uma escola municipal do Agreste pernambucano, configurando um marco histórico de inserção da profissional de Psicologia no contexto educativo público e municipal na região. O objetivo deste relato é gerar reflexões acerca das possibilidades de intervenção com base nas construções teóricas da Fenomenologia, considerando os modos de habitar o espaço educativo enquanto território existencial e afetivo nas relações entre psicóloga-estudantes, psicóloga-professoras (es) e psicóloga-instituição, bem como as suas dimensões de sentido. O espaço escolar se constitui como reflexo das complexidades da cultura e da sociedade, sendo importante refletir acerca da relevância das contribuições da Psicologia para a atuação na educação básica. Habitar esses espaços de diversas relações sem roteiros ou caminhos pré-definidos possibilita um contato no modo de experienciar os desafios frente ao movimento de acolher aquilo que chega como afetação e implicação. Este estudo tem como metodologia o relato de experiência e, para sua construção, foi necessária a articulação entre teoria e prática, via revisão de literatura. Repensar os saberes e reconfigurar o lugar do não-saber enquanto disponibilidade afetiva possibilita a realização conjunta de intervenções que considerem o entrelaçamento dos significados atribuídos a cada ser frente ao seu projeto de construção humana marcada pelas relações culturais e contemporâneas, potencializando o leque de ações do profissional de psicologia em seu fazer ético e tecendo um lançar-se nas possibilidades de encontro. Tais desafios são enfrentados no cotidiano escolar e na construção e efetivação de Políticas Públicas, demonstrando a necessidade de aprofundamento e estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11174_TB6356_20062023193426.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA MARINA MACIEL ALMEIDA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "elidamarina2605@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA (UNIFAVIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }