UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5266 "inscrito_id" => 2394 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL" "resumo" => "RESUMO A proposta do trabalho é fazer uma reflexão sobre o ponto de vista teórico a respeito da implementação da Lei 10.639/03 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no contexto do processo de inclusão relacionado as questões étnico-raciais da escola pública. É um trabalho que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Gestão Escolar da Faculdade do Baixo Parnaíba e se constitui como uma pesquisa de caráter bibliográfico cuja intenção é possibilitar uma ampliação das discussões que favoreçam a formação de uma consciência crítica e humana com relação aos aspectos raciais. O trabalho demonstra a situação discriminatória em que uma parcela social, ainda no contexto do século XXI, vivenciam em seu dia a dia no processo educativo. Diante desta situação o interesse da pesquisa é fazer parte juntamente com outros trabalhos relacionados ao assunto de forma a produzir um maior entendimento sobre o tema, História da cultura Afro-brasileira e as implicações étnico-raciais que demandam disso. O trabalho possui uma divisão tripartida. Inicialmente faz uma retomada dos atuais debates sobre as questões étnico raciais dos últimos quatro anos, cujo propósito é saber como estão sendo tratadas as discussões sobre o assunto atualmente. Posteriormente há uma tentativa de tecer uma discussão sobre as questões históricas envolvendo o tratamento a esta população negra até chegar ao ponto específico de como são tratadas as questões étnicas raciais. Por fim a proposta é uma tentativa de apresentar uma discussão contemporânea a respeito das políticas públicas para estes grupos de indivíduos e tenta acenar para um futuro em que exista uma superação destes tipos de estigmas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2394_TB5266_19062023230516.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELSON CHEIBEL SIMÕES" "autor_nome_curto" => "ADELSON Simões" "autor_email" => "adelsonsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98644 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5266 "inscrito_id" => 2394 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL" "resumo" => "RESUMO A proposta do trabalho é fazer uma reflexão sobre o ponto de vista teórico a respeito da implementação da Lei 10.639/03 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no contexto do processo de inclusão relacionado as questões étnico-raciais da escola pública. É um trabalho que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Gestão Escolar da Faculdade do Baixo Parnaíba e se constitui como uma pesquisa de caráter bibliográfico cuja intenção é possibilitar uma ampliação das discussões que favoreçam a formação de uma consciência crítica e humana com relação aos aspectos raciais. O trabalho demonstra a situação discriminatória em que uma parcela social, ainda no contexto do século XXI, vivenciam em seu dia a dia no processo educativo. Diante desta situação o interesse da pesquisa é fazer parte juntamente com outros trabalhos relacionados ao assunto de forma a produzir um maior entendimento sobre o tema, História da cultura Afro-brasileira e as implicações étnico-raciais que demandam disso. O trabalho possui uma divisão tripartida. Inicialmente faz uma retomada dos atuais debates sobre as questões étnico raciais dos últimos quatro anos, cujo propósito é saber como estão sendo tratadas as discussões sobre o assunto atualmente. Posteriormente há uma tentativa de tecer uma discussão sobre as questões históricas envolvendo o tratamento a esta população negra até chegar ao ponto específico de como são tratadas as questões étnicas raciais. Por fim a proposta é uma tentativa de apresentar uma discussão contemporânea a respeito das políticas públicas para estes grupos de indivíduos e tenta acenar para um futuro em que exista uma superação destes tipos de estigmas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2394_TB5266_19062023230516.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELSON CHEIBEL SIMÕES" "autor_nome_curto" => "ADELSON Simões" "autor_email" => "adelsonsimoes@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }