"TURMA, SE FIZER BAGUNÇA PERDE PONTO". TENSÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO ENTRE OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99545 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6441 "inscrito_id" => 20327 "titulo" => ""TURMA, SE FIZER BAGUNÇA PERDE PONTO". TENSÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO ENTRE OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL" "resumo" => "O artigo analisa aspectos importantes do processo avaliativo nas escolas brasileiras e aponta a ausência da perspectiva da decolonidade na prática docente. Todas as tensões sociais presentes em nossa sociedade tem reflexo no ambiente escolar, assim, percebe-se que na prática avaliativa encontra-se elementos racistas que atuam fortemente na complexa relação professor/estudante. A cultura da violência, marca da nossa atual sociedade, e o descaso do poder público com a educação aumentam o cenário de estresse no espaço escolar. A violência nas escolas brasileiras é uma realidade. Utilizo como metodologia entrevistas com professores de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, observação participante e revisão bibliográfica. Diante das relações subjetivas da avaliação, indicamos que a prática meritocrática esconde grandes desigualdades no Brasil, encobre o racismo e não contribui para a redução das injustiças sociais na educação. Falta pedagogia continuada para professores, a formação dos docentes cada vez mais fragilizada e a discussão sobre avaliação não faz parte do cotidiano de trabalho na educação em grande parte das instituições escolares ou universitárias. A relevância deste trabalho está em trazer um tema crucial da educação brasileira, principalmente no contexto político conservador em que o país viveu há pouco tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20327_TB6441_16112023124254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUZA PAIN" "autor_nome_curto" => "RODRIGO PAIN" "autor_email" => "rodrigo.pain@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99545 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6441 "inscrito_id" => 20327 "titulo" => ""TURMA, SE FIZER BAGUNÇA PERDE PONTO". TENSÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO ENTRE OS DOCENTES DE SOCIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DECOLONIAL" "resumo" => "O artigo analisa aspectos importantes do processo avaliativo nas escolas brasileiras e aponta a ausência da perspectiva da decolonidade na prática docente. Todas as tensões sociais presentes em nossa sociedade tem reflexo no ambiente escolar, assim, percebe-se que na prática avaliativa encontra-se elementos racistas que atuam fortemente na complexa relação professor/estudante. A cultura da violência, marca da nossa atual sociedade, e o descaso do poder público com a educação aumentam o cenário de estresse no espaço escolar. A violência nas escolas brasileiras é uma realidade. Utilizo como metodologia entrevistas com professores de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, observação participante e revisão bibliográfica. Diante das relações subjetivas da avaliação, indicamos que a prática meritocrática esconde grandes desigualdades no Brasil, encobre o racismo e não contribui para a redução das injustiças sociais na educação. Falta pedagogia continuada para professores, a formação dos docentes cada vez mais fragilizada e a discussão sobre avaliação não faz parte do cotidiano de trabalho na educação em grande parte das instituições escolares ou universitárias. A relevância deste trabalho está em trazer um tema crucial da educação brasileira, principalmente no contexto político conservador em que o país viveu há pouco tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20327_TB6441_16112023124254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUZA PAIN" "autor_nome_curto" => "RODRIGO PAIN" "autor_email" => "rodrigo.pain@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }