A dislexia é um transtorno neurológico que afeta a aquisição de leitura e escrita, consequentemente afetando o aprendizado e em alguns casos ainda estando associado a discalculia que, também é um transtorno neurológico que afeta a maturação das habilidades matemáticas. A dislexia pode ser visual: Quando o usuário apresenta dificuldade de visualizar reconhecer palavras e até o lado certo das letras, e, pode apresentar dificuldades auditivas: estando associada a dificuldade do indivíduo de compreender de sons, assim, afetando sua compreensão e memorização de explicações e narrativas. Podendo, também, ser mista: que nesse caso o indivíduo apresenta as duas formas de dislexia. Já a matemática é uma ciência com vários campos tendo diferentes domínios como a aritmética, geometria, probabilidade, estatística e cálculo que implica mobilizar uma variedade de habilidades básicas associadas ao senso de quantidade, decodificação de símbolos, memória, capacidade visual espacial e lógica. Tendo em mente que tais transtornos são fatores que afetam as habilidades de aprendizado dos alunos gerando frustrações dentre outros reforços negativos fazendo com que o aluno não consiga progredir, este projeto visa auxiliar através da metodologia de ensino de análise comportamental aplicada (ABA), formas de auxiliar os docentes nessa etapa de aprendizagem sendo que em alguns casos, o docente pode não ter conhecimento sobre tais fatores ou não dispõe de recursos para identificação do transtorno (como acompanhamento psicológico ou diagnóstico fornecido por um profissional da saúde), este projeto tem como objetivo: identificar as dificuldades do aluno com dislexia e/ou discalculia, auxiliar o docente no aprendizado de alunos que apresentem tais transtornos, tornar a educação mais inclusiva na área da matemática para alunos com dislexia e discalculia, e dispor de materiais que mais dinâmicos, fazendo com que a educação básica da matemática torne-se mais efetiva para alunos com transtornos.