HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6490 "inscrito_id" => 11757 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O trabalho destaca o uso de histórias em quadrinhos como uma alternativa eficaz para tornar o ensino da química mais acessível e inclusivo, especialmente para os alunos que estão dentro do espectro autista. As histórias em quadrinhos não só aumentam a concentração dos alunos, mas também estimulam sua imaginação e habilidades críticas. O uso desse material torna a disciplina mais significativa e ajuda a superar as dificuldades na compreensão de conceitos abstratos da química, como átomos, moléculas e reações químicas. Além disso, essa abordagem é a opção ideal para trabalhar com turmas que estão tendo o primeiro contato com a disciplina, sendo lúdica, divertida e de fácil assimilação. Oferecendo uma experiência interdisciplinar e apresentando uma linguagem simples e objetiva. Sendo assim, o uso desse recurso educacional para esse público, traz um leque de possibilidades interessantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, promovendo a qualidade no meio educativo e tornando-o mais inclusivo e eficiente. O público-alvo da pesquisa são os alunos dos anos finais do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativo e objetiva produzir um material que aborde conceitos introdutórios da química em formato de histórias em quadrinhos e avaliar a aceitação dos alunos mediante essa abordagem metodológica, dando ênfase aos alunos que estão dentro no espectro autista e respeito a neurodiversidade que coexiste em sala de aula. Esta pesquisa baseia-se em autores como: Pessoa (2006), Fronza (2007), Santos e Vergueiro (2012), entre outros autores que trouxeram este tema para dentro do espaço educacional, possibilitando a inclusão e reflexão de novas didáticas no ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11757_TB6490_15112023205119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DEIVID DE MOURA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianodavid581@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99579 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6490 "inscrito_id" => 11757 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA INTRODUÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O trabalho destaca o uso de histórias em quadrinhos como uma alternativa eficaz para tornar o ensino da química mais acessível e inclusivo, especialmente para os alunos que estão dentro do espectro autista. As histórias em quadrinhos não só aumentam a concentração dos alunos, mas também estimulam sua imaginação e habilidades críticas. O uso desse material torna a disciplina mais significativa e ajuda a superar as dificuldades na compreensão de conceitos abstratos da química, como átomos, moléculas e reações químicas. Além disso, essa abordagem é a opção ideal para trabalhar com turmas que estão tendo o primeiro contato com a disciplina, sendo lúdica, divertida e de fácil assimilação. Oferecendo uma experiência interdisciplinar e apresentando uma linguagem simples e objetiva. Sendo assim, o uso desse recurso educacional para esse público, traz um leque de possibilidades interessantes para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, promovendo a qualidade no meio educativo e tornando-o mais inclusivo e eficiente. O público-alvo da pesquisa são os alunos dos anos finais do curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Ipanguaçu. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativo e objetiva produzir um material que aborde conceitos introdutórios da química em formato de histórias em quadrinhos e avaliar a aceitação dos alunos mediante essa abordagem metodológica, dando ênfase aos alunos que estão dentro no espectro autista e respeito a neurodiversidade que coexiste em sala de aula. Esta pesquisa baseia-se em autores como: Pessoa (2006), Fronza (2007), Santos e Vergueiro (2012), entre outros autores que trouxeram este tema para dentro do espaço educacional, possibilitando a inclusão e reflexão de novas didáticas no ensino de química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11757_TB6490_15112023205119.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO DEIVID DE MOURA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianodavid581@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }