A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6491 "inscrito_id" => 6019 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6019_TB6491_18112023210718.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU" "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6491 "inscrito_id" => 6019 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica é uma prática que promove a motivação, o engajamento e a aprendizagem significativa. Ao tornar a prática educativa mais lúdica e desafiadora, os jogos criam um ambiente que favorece interação entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades e da lógica. Este artigo aborda a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica. A aprendizagem da matemática é fundamental, porém muitas vezes ela é considerada difícil e abstrata pelos estudantes. Nesse contexto, os jogos podem desempenhar um papel crucial, pois tornam o processo de ensino e aprendizagem mais envolventes e prazeroso. Esse artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes da educação básica que fazem uso de jogos nas aulas de matemática, destacando suas potencialidades e como os jogos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para isso este trabalho pretende analisar relatos de experiências e livros didáticos a fim de investigar como essa temática é abordada por eles e, a partir desta investigação, elaborar um minicurso para discutir com os professores a importância e potencializadas dos jogos, bem como ensinar a eles a desenvolverem e/ou utilizar alguns jogos educativos em suas aulas. Esta pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, descritiva em relação aos objetivos, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e com abordagem quanti-qualitativa. Em conclusão, a utilização de jogos como recurso metodológico no ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica mostra-se promissora. Os jogos fornecem um ambiente motivador e desafiador, favorecendo a compreensão dos conceitos matemáticos de forma prática e interativa. Portanto, cabe aos educadores explorarem essa abordagem para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem dos estudantes de matemática na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6019_TB6491_18112023210718.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA EDMAJAN DE ABREU" "autor_nome_curto" => "ERICA ABREU" "autor_email" => "ericaabreucz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }