APLICABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ABORDAR SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99611 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6533 "inscrito_id" => 19397 "titulo" => "APLICABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ABORDAR SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As crescentes inovações tecnológicas trazem possibilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo surgir novos cenários educacionais. A cada dia novas ferramentas vão surgindo e, com elas, um acervo gigantesco de conhecimento disponível a qualquer momento, a apenas um clique de distância, através do uso do uso da internet e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) se apresentam como uma potente ferramenta no processo educacional dos alunos. Segundo Braga (2014), “[...] os objetos de aprendizagem podem ser vistos como componentes ou unidades, catalogados e disponibilizados em repositórios na Internet. Assim, podem ser utilizados em diversos contextos de aprendizagem, de acordo com o projeto instrucional.” O presente artigo visa expor os resultados da criação e desenvolvimento de um OA sobre Segurança da Informação, elaborado em uma disciplina no curso de Licenciatura em Computação, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano e aplicado em uma turma de ensino médio integrado do curso de Informática. O OA, que consiste em um website e um quiz, criados na plataforma Cardd.co, foi desenvolvido tendo como base as etapas da metodologia INTERA, elaborada por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC). A partir da utilização do OA, pode-se notar que, quando bem elaborado, principalmente com relação à interface intuitiva e design, provocam curiosidade e instigam a participação dos alunos, inclusive em outros momentos. Além disso, os alunos demonstraram interesse no processo de produção do OA, principalmente devido ao fato da plataforma utilizada ser gratuita e de fácil acesso por qualquer pessoa. Nesse contexto, conclui-se que a utilização de uma ferramenta interativa e de fácil navegação torna o conhecimento mais acessível e proporciona um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19397_TB6533_20112023111354.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLA MATOS ALENCAR" "autor_nome_curto" => "LUDMYLA" "autor_email" => "ludmyla.alencar@aluno.ifs" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99611 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6533 "inscrito_id" => 19397 "titulo" => "APLICABILIDADE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ABORDAR SOBRE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As crescentes inovações tecnológicas trazem possibilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo surgir novos cenários educacionais. A cada dia novas ferramentas vão surgindo e, com elas, um acervo gigantesco de conhecimento disponível a qualquer momento, a apenas um clique de distância, através do uso do uso da internet e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) se apresentam como uma potente ferramenta no processo educacional dos alunos. Segundo Braga (2014), “[...] os objetos de aprendizagem podem ser vistos como componentes ou unidades, catalogados e disponibilizados em repositórios na Internet. Assim, podem ser utilizados em diversos contextos de aprendizagem, de acordo com o projeto instrucional.” O presente artigo visa expor os resultados da criação e desenvolvimento de um OA sobre Segurança da Informação, elaborado em uma disciplina no curso de Licenciatura em Computação, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano e aplicado em uma turma de ensino médio integrado do curso de Informática. O OA, que consiste em um website e um quiz, criados na plataforma Cardd.co, foi desenvolvido tendo como base as etapas da metodologia INTERA, elaborada por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC). A partir da utilização do OA, pode-se notar que, quando bem elaborado, principalmente com relação à interface intuitiva e design, provocam curiosidade e instigam a participação dos alunos, inclusive em outros momentos. Além disso, os alunos demonstraram interesse no processo de produção do OA, principalmente devido ao fato da plataforma utilizada ser gratuita e de fácil acesso por qualquer pessoa. Nesse contexto, conclui-se que a utilização de uma ferramenta interativa e de fácil navegação torna o conhecimento mais acessível e proporciona um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19397_TB6533_20112023111354.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMYLA MATOS ALENCAR" "autor_nome_curto" => "LUDMYLA" "autor_email" => "ludmyla.alencar@aluno.ifs" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }