RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TEÓRICO-PRÁTICA ACERCA DO TEMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99636 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6567 "inscrito_id" => 13852 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TEÓRICO-PRÁTICA ACERCA DO TEMA" "resumo" => "O presente artigo busca analisar e refletir como a solução/resolução de problemas a partir de um olhar teórico-prático deve fazer parte do conjunto de habilidades e estratégias desenvolvidos pelo docente para a assimilação de conteúdos no discente, caracterizando nos mesmos a capacidade e competências que vai desde a leitura até a compreensão do próprio problema. Algumas implicações nos guiarão pelo presente artigo como definições como o que seria um problema, se existem diferentes tipos de problema, como podemos ou se existe um possível seguimento descritivo do qual podemos usar para realizar a solução/resolução de problemas e se isso implicaria em uma melhor aprendizagem em sala de aula. Lecionar sobre solucionar problemas está relacionado não apenas ao desenvolvimento de tais conhecimentos e subterfúgios, como também ao estímulo a hábitos para atingir metas, estes que conduzirão a objetivos para um melhor aprimoramento da compreensão. A abordagem feita a qualquer problema sujeita-se às fases do conhecimento do discente, por isso é necessário a formação de conceitos e a compreensão deste que está intrinsicamente ligado a um letramento matemático e a uma aprendizagem prévia desenvolvida paulatinamente em sala de aula. O uso da solução/resolução de problemas deve levar em conta não só a formação de conceitos mais a mobilização deles conforme será aplicado evitando uma limitação na aprendizagem, alinhando assim noções matemáticas sistemáticas/procedimentais como também conceituais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13852_TB6567_20112023234437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victor.daniel@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99636 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6567 "inscrito_id" => 13852 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TEÓRICO-PRÁTICA ACERCA DO TEMA" "resumo" => "O presente artigo busca analisar e refletir como a solução/resolução de problemas a partir de um olhar teórico-prático deve fazer parte do conjunto de habilidades e estratégias desenvolvidos pelo docente para a assimilação de conteúdos no discente, caracterizando nos mesmos a capacidade e competências que vai desde a leitura até a compreensão do próprio problema. Algumas implicações nos guiarão pelo presente artigo como definições como o que seria um problema, se existem diferentes tipos de problema, como podemos ou se existe um possível seguimento descritivo do qual podemos usar para realizar a solução/resolução de problemas e se isso implicaria em uma melhor aprendizagem em sala de aula. Lecionar sobre solucionar problemas está relacionado não apenas ao desenvolvimento de tais conhecimentos e subterfúgios, como também ao estímulo a hábitos para atingir metas, estes que conduzirão a objetivos para um melhor aprimoramento da compreensão. A abordagem feita a qualquer problema sujeita-se às fases do conhecimento do discente, por isso é necessário a formação de conceitos e a compreensão deste que está intrinsicamente ligado a um letramento matemático e a uma aprendizagem prévia desenvolvida paulatinamente em sala de aula. O uso da solução/resolução de problemas deve levar em conta não só a formação de conceitos mais a mobilização deles conforme será aplicado evitando uma limitação na aprendizagem, alinhando assim noções matemáticas sistemáticas/procedimentais como também conceituais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13852_TB6567_20112023234437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victor.daniel@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }