Planejar não se resume ao simples ato de preencher uma ficha para o controle da administração escolar, mas é uma atividade na qual o professor direciona o seu trabalho. Ainda que essa máxima faça parte das discussões na formação inicial de professores, destaca-se nesse trabalho a importância do plano de aula como uma atividade social tendo como parâmetro as realidades concretas que envolvem alunos, professores, pais e comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Na primeira etapa é apresentado os conceitos e fundamentos do ato de planejar. A segunda parte aborda a discussão sobre o planejamento na prática e a postura do professor. A última parte mostra a importância do plano de aula para auxiliar o futuro professor na reflexão de suas ações e decisões diante dos desafios profissionais. Conclui-se que o planejamento é uma ferramenta que pode colaborar com o professor para enxergar a realidade e necessidades de seus alunos. Com isso, pretende-se colaborar com elementos para ampliar a discussão sobre o ato de planejar como uma ação docente de compromisso com a apropriação do conhecimento pelo aluno.