PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99691 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6635 "inscrito_id" => 21538 "titulo" => "PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Fazer da sala de aula um ambiente fértil para a aprendizagem, bem como um espaço de trocas de saberes é um grande desafio para o professor. Inúmeros são os empecilhos relatados por eles que os dificultam a alcançar o almejado objetivo: carga horária excessiva, número grande de alunos, baixo salário, falta de formação continuada... No entanto, outro grande desafio atual da educação e, por consequência, dos educadores, é a efetiva inclusão dos alunos PCDs em salas de aula regulares. Quando falamos então da inclusão desse público nas escolas ofertantes de turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, outros inúmeros desafios são impostos e acrescentados àqueles já relatados, e que estão presentes diariamente na rotina dos docentes. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer as angústias, os anseios, os sucessos e também os fracassos de professores atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis – RJ, por meio de relatos informais, ou seja, por meio de bate-papos na sala dos professores, trocas de experiências nos corredores entre docentes, conversas entre docentes e mediadores, culminando no relato de reunião de formação de equipe para socializar as informações coletadas e discutir o que pode ser feito superar os entraves relatados, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para dar suporte e facilitar o trabalho docente e assim, tornar o espaço educativo um verdadeiro espaço de inclusão, socialização e futura atuação cidadã do educando. Como base para a discussão, serão utilizados, além dos relatos, trechos da legislação educacional vigente, bem como autores especialistas em educação inclusiva que vislumbrem a inclusão nos Anos Finais do Ensino Fundamental não só uma necessidade legal, mas principalmente uma realidade possível e necessária no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21538_TB6635_20112023111031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE CHRISTIANO RAYBOLT" "autor_nome_curto" => "Daniele Raybolt" "autor_email" => "danieleraybolt@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99691 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6635 "inscrito_id" => 21538 "titulo" => "PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Fazer da sala de aula um ambiente fértil para a aprendizagem, bem como um espaço de trocas de saberes é um grande desafio para o professor. Inúmeros são os empecilhos relatados por eles que os dificultam a alcançar o almejado objetivo: carga horária excessiva, número grande de alunos, baixo salário, falta de formação continuada... No entanto, outro grande desafio atual da educação e, por consequência, dos educadores, é a efetiva inclusão dos alunos PCDs em salas de aula regulares. Quando falamos então da inclusão desse público nas escolas ofertantes de turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, outros inúmeros desafios são impostos e acrescentados àqueles já relatados, e que estão presentes diariamente na rotina dos docentes. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer as angústias, os anseios, os sucessos e também os fracassos de professores atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis – RJ, por meio de relatos informais, ou seja, por meio de bate-papos na sala dos professores, trocas de experiências nos corredores entre docentes, conversas entre docentes e mediadores, culminando no relato de reunião de formação de equipe para socializar as informações coletadas e discutir o que pode ser feito superar os entraves relatados, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para dar suporte e facilitar o trabalho docente e assim, tornar o espaço educativo um verdadeiro espaço de inclusão, socialização e futura atuação cidadã do educando. Como base para a discussão, serão utilizados, além dos relatos, trechos da legislação educacional vigente, bem como autores especialistas em educação inclusiva que vislumbrem a inclusão nos Anos Finais do Ensino Fundamental não só uma necessidade legal, mas principalmente uma realidade possível e necessária no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21538_TB6635_20112023111031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE CHRISTIANO RAYBOLT" "autor_nome_curto" => "Daniele Raybolt" "autor_email" => "danieleraybolt@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }