AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99748 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6724 "inscrito_id" => 16537 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO" "resumo" => "A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16537_TB6724_01102023161936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEOVANI LIMA" "autor_email" => "jeovani_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99748 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6724 "inscrito_id" => 16537 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE (TIPO II) PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO" "resumo" => "A deficiência visual é definida pela perda total (cegueira) ou parcial (baixa visão) da capacidade de enxergar. Nessa perspectiva, surge a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço complementar ou suplementar ao processo de escolarização dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação, que tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, podemos considerar o AEE um importante instrumento para o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual. Visto que, esses estudantes necessitam de um olhar diferenciado por parte dos sistemas de ensino, para eliminação de barreiras que possam impedir a plena participação deles na sociedade, a fim de garantir acesso ao processo de alfabetização através do Sistema Braille, do ensino das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM), do ensino do Soroban e das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI). Este estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa, e teve como base a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes autores: (BATISTA; ENUMO, 2000), Garcia (2001), (BIRCH, 1990), (BELARMINO, 2004), (LEMOS et al., 1999), (SIAULYS; ORMELEZI; BRIANT, 2010), dentre outros. A partir desse trabalho, percebe-se a necessidade de um atendimento educacional especializado que atenda as especificidades, a fim de favorecer o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência visual e promover a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16537_TB6724_01102023161936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEOVANI LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JEOVANI LIMA" "autor_email" => "jeovani_oliveira@hotmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }