CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6730 "inscrito_id" => 12442 "titulo" => "CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12442_TB6730_17112023190209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6730 "inscrito_id" => 12442 "titulo" => "CENAS DE SALA DE AULA: DIÁLOGOS SOBRE DIDÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "A prática educativa é, antes de tudo, uma atividade reflexiva, um processo constante de pensar e repensar o fazer docente. Duas aulas nunca serão iguais, pois muito embora os conteúdos, níveis de ensino e a configuração física de onde se desenvolve possam ser similares, os sujeitos envolvidos, bem como o momento individual e coletivo mudam, mudando assim os rumos da aula. Este projeto de pesquisa surge a partir de diálogos estabelecidos na disciplina “Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais” no curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática desenvolvido no IFRN, Campus Parelhas, no semestre de 2023.1. Os diálogos ocorridos nas primeiras aulas da disciplina, marcados por relatos do cotidiano escolar, reflexões teóricas e práticas sobre o ato de ensinar, ensejaram o seu desenvolvimento. Tem como objetivo produzir “cenas” de sala de aula, refletindo sobre as práticas educativas desenvolvidas no Ensino de ciências, a partir da problematização da realidade vivenciada por professores da Educação Básica no exercício da docência, estágio ou apoio pedagógico em escolas públicas. Estas reflexões, diálogos e registros deverão subsidiar as práticas educativas do cotidiano escolar que deram início ao processo de pesquisa. O trabalho se desenvolve em uma perspectiva teórica freireana da Ação-Reflexão-Ação, partindo da problematização da realidade, analisando-a a partir das teorias da Educação e utilizando as reflexões geradas para recriar a prática docente. Espera-se que as cenas criadas no decorrer projeto possibilitem reflexões sobre o trabalho docente, que estimulem a criatividade do fazer e refazer docente no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação, possibilitando, por fim, a ampliação do debate educacional a partir do compartilhamento das experiências do cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12442_TB6730_17112023190209.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEREMIAS ALVES DE ARAUJO E SILVA" "autor_nome_curto" => "JEREMIAS" "autor_email" => "jeremias.alves@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }