AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DISCURSO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO NA BNCC.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100537 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7792 "inscrito_id" => 15785 "titulo" => "AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DISCURSO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO NA BNCC." "resumo" => "Este texto apresenta um recorte das análises que estão sendo realizadas a partir da iniciação científica em andamento que compõe o Projeto de Pesquisa intitulado: “Resiliência e governamentalidade: estudo das competências socioemocionais na formação dos professores e na BNCC”. O objetivo deste artigo é analisar a produção narrativa sobre as competências socioemocionais enquanto estratégia política, dentro do regime de governamentalidade neoliberal presente na Base Nacional Comum Curricular instituída pelas Resoluções CNE/CP nº 2/2017 e CNE/CP nº 4/2018. Além do mais, o texto questiona que sujeito da educação está sendo buscado por meio das práticas discursivas colocadas em funcionamento por intermédio desse documento curricular. O trabalho metodológico se sustenta nos escritos do pensador francês Michel Foucault sobretudo nas obras Arqueologia do Saber (2000) e A Ordem do Discurso (1998) e por alguns dos principais comentadores de Foucault no Brasil como Machado (1998), Veyne (2003) e Veiga-Neto (2007). Para tal empreitada realizou-se levantamento de dados com relação a textos acadêmicos e científicos que tratam da BNCC e das resoluções a fim de identificar, através da perscrutação e inquisição foucaulteana, os saberes que estão sendo difundidos como importantes para a formação dos educandos enfatizados na rubrica “socioemocional” e que implicam em práticas produtoras e/ou reprodutoras de determinados sujeitos. Os resultados parciais da pesquisa sinalizam as condições de emergência e a proveniência de muitas vozes que geraram um discurso característico com fins de efeitos políticos e sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15785_TB7792_21062023000204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JAYLSON" "autor_email" => "logos_maximus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100537 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7792 "inscrito_id" => 15785 "titulo" => "AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O DISCURSO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO NA BNCC." "resumo" => "Este texto apresenta um recorte das análises que estão sendo realizadas a partir da iniciação científica em andamento que compõe o Projeto de Pesquisa intitulado: “Resiliência e governamentalidade: estudo das competências socioemocionais na formação dos professores e na BNCC”. O objetivo deste artigo é analisar a produção narrativa sobre as competências socioemocionais enquanto estratégia política, dentro do regime de governamentalidade neoliberal presente na Base Nacional Comum Curricular instituída pelas Resoluções CNE/CP nº 2/2017 e CNE/CP nº 4/2018. Além do mais, o texto questiona que sujeito da educação está sendo buscado por meio das práticas discursivas colocadas em funcionamento por intermédio desse documento curricular. O trabalho metodológico se sustenta nos escritos do pensador francês Michel Foucault sobretudo nas obras Arqueologia do Saber (2000) e A Ordem do Discurso (1998) e por alguns dos principais comentadores de Foucault no Brasil como Machado (1998), Veyne (2003) e Veiga-Neto (2007). Para tal empreitada realizou-se levantamento de dados com relação a textos acadêmicos e científicos que tratam da BNCC e das resoluções a fim de identificar, através da perscrutação e inquisição foucaulteana, os saberes que estão sendo difundidos como importantes para a formação dos educandos enfatizados na rubrica “socioemocional” e que implicam em práticas produtoras e/ou reprodutoras de determinados sujeitos. Os resultados parciais da pesquisa sinalizam as condições de emergência e a proveniência de muitas vozes que geraram um discurso característico com fins de efeitos políticos e sociais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15785_TB7792_21062023000204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JAYLSON" "autor_email" => "logos_maximus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }