USO DE TRILHAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99837 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6836 "inscrito_id" => 18324 "titulo" => "USO DE TRILHAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso de recursos digitais apresentam-se de forma concreta nos espaços formais de educação, tendo benefícios significativos neste contexto. Muitas instituições, já adotam alternativas digitais, como agendas online e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), para incentivar o uso das interfaces digitais de forma mais direcionada. Além disso, os documentos oficiais corroboram o uso de tecnologias aliadas à formação do estudante, nesse ínterim, propostas como a gamificação e utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) configuram como estratégias instigantes para a transposição do conhecimento. Utilizando propostas de gamificação e aprendizagem significativa, o presente trabalho visa a utilização de trilhas educacionais como proposta avaliativa no decurso da formação do discente. Tais ferramentas serão divulgadas como atividades assíncronas, utilizando de interfaces gratuitas e de fácil compreensão por parte dos docentes e discentes, sendo essa o Google forms. Os estudantes terão de resolver um conjunto de desafios com temáticas científicas, dessa forma articulando o conhecimento dessas áreas com raciocínio lógico, reflexo e administração do tempo. Por meio, dos dados objetivos com a resolução das trilhas e a partir da perspectiva dos docentes pode-se compreender que diante da proposta nota-se um aumento no engajamento dos alunos, assim desenvolvendo neles um protagonismo em sala de aula, assim como uma frequência maior na resolução das trilhas, dessa forma exercitando os temas abordados e aprimorando o conhecimento estabelecido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18324_TB6836_28062023111508.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MATIAS BARROSO" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "prof.sheilabarroso@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99837 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6836 "inscrito_id" => 18324 "titulo" => "USO DE TRILHAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso de recursos digitais apresentam-se de forma concreta nos espaços formais de educação, tendo benefícios significativos neste contexto. Muitas instituições, já adotam alternativas digitais, como agendas online e a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), para incentivar o uso das interfaces digitais de forma mais direcionada. Além disso, os documentos oficiais corroboram o uso de tecnologias aliadas à formação do estudante, nesse ínterim, propostas como a gamificação e utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) configuram como estratégias instigantes para a transposição do conhecimento. Utilizando propostas de gamificação e aprendizagem significativa, o presente trabalho visa a utilização de trilhas educacionais como proposta avaliativa no decurso da formação do discente. Tais ferramentas serão divulgadas como atividades assíncronas, utilizando de interfaces gratuitas e de fácil compreensão por parte dos docentes e discentes, sendo essa o Google forms. Os estudantes terão de resolver um conjunto de desafios com temáticas científicas, dessa forma articulando o conhecimento dessas áreas com raciocínio lógico, reflexo e administração do tempo. Por meio, dos dados objetivos com a resolução das trilhas e a partir da perspectiva dos docentes pode-se compreender que diante da proposta nota-se um aumento no engajamento dos alunos, assim desenvolvendo neles um protagonismo em sala de aula, assim como uma frequência maior na resolução das trilhas, dessa forma exercitando os temas abordados e aprimorando o conhecimento estabelecido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18324_TB6836_28062023111508.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MATIAS BARROSO" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "prof.sheilabarroso@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }