AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS FITOSSOCIOLÓGICOS NA CAATINGA
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No entanto, a Caatinga encontra-se em intenso processo de degradação, e a falta de conhecimento sobre o Bioma ainda é um problema que persiste. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de realizar uma aula de campo a partir da aplicação de métodos de florística e fitossociologia na disciplina de Gestão Ambiental do 2º ano do Ensino Médio Integrado do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB, campus Princesa Isabel. A aula de campo ocorreu em um fragmento florestal dentro do próprio campus, onde foi delineada uma parcela de 10m x 10m para coleta de material vegetativo. Os alunos foram divididos em 5 equipes, cada uma com 5 membros e tiveram a incumbência de: a) coletar as espécies que estivessem com material reprodutivo (flor/fruto) e com CAP ≥ 3 cm, b) fazer registro fotográficos das espécies coletadas, c) medir altura e circunferência, d) confeccionar exsicata em laboratório. 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